França vive segundo dia de greve nos transportes

ouvir notícia

Sindicatos esperam adesão “corpulenta”.

Os sindicatos franceses esperam uma adesão “corpulenta” para o segundo dia de greve no setor dos transportes, que continua hoje a afetar sobretudo o setor ferroviário e as redes urbanas.

A rede de comboios regionais de Paris (RER) e as linhas ferroviárias de grande velocidade (TGV) registam quebras de 30 a 70 por cento no número de composições em circulação, segundo os dados divulgados pelos principais sindicatos ao princípio do dia.

- Publicidade -

Pelo contrário, o segundo dia de greve está a afetar menos o tráfego aéreo. No tocante ao tráfego de e para Portugal, apenas um voo da TAP para Paris foi cancelado hoje de manhã.

As greves foram convocadas por tempo indeterminado pelas confederações sindicais, em setores vitais como os transportes, combustíveis e operações portuárias, em protesto contra o novo regime de reformas.

A quarta jornada de protesto desde setembro foi aberta na terça feira, com 244 manifestações em toda a França, com os sindicatos reclamando uma participação de 3,5 milhões de pessoas em todo o país e a polícia a adiantar 1,2 milhões.

Os protestos de terça feira marcam, mesmo pelos números das autoridades, um aumento sensível de entre 15 e 25 por cento dos manifestantes, em relação à jornada de protesto de 23 de setembro.

O novo regime de reformas foi aprovado a 15 de setembro, na Assembleia Nacional e está atualmente em análise no Senado.

AL/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.