Franceses são os mais desiludidos com a União Europeia

ouvir notícia

.

A maioria dos países europeus revela-se preocupado com a economia, mas admite que a austeridade é necessária. França é o país mais desiludido e a Alemanha o que gera opiniões mais diversas.

A França é o país mais desiludido na União Europeia e a Alemanha o que gera sentimentos mais ambíguos, segundo um estudo recente do centro norte-americano Pew. Mas todos os países mostram-se preocupados com as suas economias e a situação do grupo comunitário.

“A União Europeia é o novo ‘homem doente’ da Europa. O esforço feito ao longo dos últimos 50 anos em torno de uma Europa mais unida é agora o principal problema. O projeto europeu ganha agora descrédito na maior parte da Europa”, pode ler-se no relatório.

- Publicidade -

De acordo com o inquérito, a opinião dos europeus sobre a União Europeia está próximo do nível mais baixo de sempre – num ano a percentagem de cidadãos a favor do grupo comunitário desceu de 60% para 45%.

“As crises económicas prolongadas têm criado forças centrífugas, que dividem a opinião pública, nomeadamente os franceses dos alemães e os alemães de todos. Os países do sul como Espanha, Itália e Grécia estão a tornar-se mais estrangulados como evidência da sua frustação com Bruxelas, Berlim e o sentimento de injustiça em relação ao sistema económico”, refere ainda o relatório.

Alemães satisfeitos com a economia

A maioria dos europeus revela-se profundamente preocupada com o estado das economias, enquanto os alemães são os únicos satisfeitos com a sua performance. Mas apesar da insatisfação com a austeridade, a maioria dos países (cinco dos oito que foram alvo deste inquérito) consideram que os cortes na despesa são a melhor forma de resolver os seus problemas.

Não há, contudo, nenhum país tão desiludido como a França, onde 71% dos inquiridos afirmam que a integração europeia foi prejudicial para o país e 58% têm uma opinião negativa sobre a União Europeia como instituição. Só os gregos e os italianos acreditam menos nos benefícios da união económica.

Sobre o papel da Alemanha na resposta à crise do euro, há uma mistura de sentimentos por parte dos europeus. Todos os países, exceto a Grécia, consideram que a Alemanha é a nação mais confiável, enquanto seis dos oito países inquiridos consideram que é o país com menos compaixão. E cinco países apontam ainda a Alemanha como a nação mais arrogante.

Desemprego é principal obstáculo

Quando questionados sobre os maiores problemas, cerca de 78% dos inquiridos em todos os países aponta o desemprego como o principal obstáculo. O défice público, a inflação e a desigualdade são também outros dos problemas indicados.

O estudo do Pew Research Center teve como público-alvo 7646 inquiridos de oito países europeus: Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Grécia, Polónia e República Checa. O inquérito realizou-se entre 2 e 27 de março de 2013.

Liliana Coelho (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.