Francisco Amaral é o novo presidente da Eurocidade do Guadiana

ouvir notícia

Além de presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral sucede agora Natália Santos, de Ayamonte, na presidência da Eurocidade do Guadiana.

Após a formalização da assinatura da passagem de testemunho e presidência, com a participação do presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Romão, Amaral referiu que pretende dar seguimento “à liderança forte e marcante” dos últimos anos da Eurocidade.

“É, para mim, motivo de orgulho e é desafiante presidir à Eurocidade do Guadiana”, confessa o autarca durante a sessão solene do Dia do Município de Castro Marim, esta quinta-feira, referindo que a entidade “tem passado por momentos muito difíceis”.

- Publicidade -

Depois da formalização da entidade transfronteiriça, “que levou imenso tempo, com toda a carga legal e burocrática inerente aos dois países”, surgiu a covid-19 que fechou a fronteira entre Portugal e Espanha durante alguns meses.

“Apesar destes contratempos, conseguimos manter viva a chama da cooperação destes municípios”, garante Amaral, que tem descendência da Andaluzia.

Para o médico e ex-presidente da autarquia de Alcoutim, “é importante continuar com este trabalho já iniciado e que já deu frutos” e que, segundo um congresso onde esteve presente, “em 2050, a região mais povoada da Europa será o sul de Espanha e de Portugal”.

Amaral recorda ainda que “estamos no centro de dois aeroportos, de Sevilha e Faro, com um grande tráfego de turistas oriundos do norte da Europa” e dirige-se diretamente à CCDR, pedindo para “continuar a lutar pela ferrovia que ligará estes dois países, assim como a ciclovia entre os municípios”.

sessão solene castro marim 2021
Sessão solene em Castro Marim. Créditos fotográficos: Gonçalo Dourado

Antes de passar o testemunho da Eurocidade do Guadiana a Francisco Amaral, a presidente da Câmara Municipal de Ayamonte, Natália Santos, garante que a entidade transfronteiriça “saiu fortalecida das grandes dificuldades que atravessou e atravessa o nosso território comum, provocadas pela pandemia e o fecho de fronteiras”.

“Hoje é o dia que marca o fim da minha etapa presidencial, para que o meu homólogo, Francisco Amaral, continue com este desafiante e prometedor cargo. Sinto-me orgulhosa e feliz por dar ao novo presidente a Eurocidade do Guadiana”, começou por dizer a autarca espanhola.

Natália Santos referiu que a pandemia de covid-19 e o encerramento da fronteira “serviu para demonstrar o quanto fazemos falta uns aos outros, de ambos os lados do rio”, a todos os níveis: social, económico, político e ambiental.

“Vivemos um contexto sem precedentes, com a limitação de mobilidade entre os nossos municípios, levantando muros entre cidades que, para nós, são como um bairro de um só território”, acrescenta.

Para a autarca, a Eurocidade do Guadiana é agora uma “central cultural e turística” que oferece a “influência de duas das regiões mais atrativas da Europa e do mundo: Andaluzia e Algarve”.

“A Eurocidade do Guadiana, não só se apresentou internacionalmente como um destino turístico conjunto, como se pôs no mapa como o primeiro destino acessível da Penísula Ibérica”, destaca.

Recordando os últimos dois anos, onde se desenvolveram “inúmeras ações com o objetivo de reforçar a governação conjunta do território”, Natália salienta que muitas outras “ficaram no tinteiro”.

“Entrego uma Eurocidade do Guadiana viva, com muitos objetivos alcançados, mas também cheia de projetos, de ilusão e força para continuarmos a trabalhar juntos”, concluiu.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.