Francisco também admite renunciar

ouvir notícia

.

O Papa Francisco considera que Bento XVI abriu uma porta ao ter renunciado do cargo e admite vir um dia a seguir-lhe o exemplo, caso sinta já não ter forças para prosseguir nas funções de chefe da Igreja Católica.

“Pensemos no que (Bento XVI) disse, ‘Eu envelheci, eu não tenho forças’. Foi um belo gesto de nobreza, de humildade e coragem”, afirmou o Papa argentino na conversa mantida com os jornalistas, segunda-feira, durante a viagem de avião de regresso a Roma, após a visita de cinco dias à Coreia do Sul.

“Podem perguntar-me: ‘E se você, um dia, não sentir forças para prosseguir?’ Farei o mesmo, farei o mesmo. Rezarei muito, mas farei o mesmo. Ele abriu uma porta que é institucional, não excecional”, acrescentou.

- Publicidade -

Francisco considera que os bispos eméritos também já foram uma exceção e deixaram de o ser – “porque a nossa vida prolonga-se e numa certa idade já não há capacidade para governar bem” – e que o mesmo deve suceder em relação aos Papas. “Alguns teólogos podem dizer que não é correto, mas eu não penso desse modo”, afirmou.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.