François Hollande obrigado a jantar duas vezes

ouvir notícia

Hollande com o casal Obama

O Presidente francês tenta tudo para evitar incidentes diplomáticos durante as comemorações oficiais dos 70 anos do desembarque dos aliados na costa da Normandia, durante a II Guerra Mundial. Hollande recebe, desde esta quinta-feira até sábado, diversos chefes de Estado, entre os quais o norte-americano Barack Obama, o russo Vladimir Putin, a rainha britânica Isabel II e o novo Presidente eleito da Ucrânia, Petro Porockenko.

Jogando o papel de intermediário, François Hollande vai tentar aproximar Putin e Obama sobre dois dossiês internacionais muito delicados: as crises na Síria e na Ucrânia. Sem ilusões sobre a possibilidade de verdadeiramente reconciliar os líderes das duas potências militares mundiais sobre estes dois países, o chefe de Estado francês tenta relançar o diálogo entre ambos, que se encontra em ponto morto.

Jantares de grande gala

- Publicidade -

Durante os dois dias de festividades muito se passará no fausto dos salões dourados do Eliseu. Esta noite, Hollande janta duas vezes, com duas horas de intervalo, primeiro com Obama e, a seguir, com Putin.

Sexta-feira haverá ainda mais gala e rigoroso protocolo no palácio presidencial francês, onde será recebida, com todas as honras, num jantar de Estado, a rainha Isabel II. Neste último jantar, que alimenta já as crónicas mundanas de uma França republicana que ainda sonha frequentemente com o elevado fausto da monarquia, participarão 200 convidados.

Mas durante as comemorações quem realmente vai ser seguido a par e passo serão os Presidentes da Rússia, da Ucrânia e dos Estados Unidos. Hollande será observado sobretudo para ver como decorrerá o seu número de equilibrista e se conseguirá, pelo menos, manter uma aparência de paz entre os três líderes.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.