Fukushima: radiação da água 10 milhões de vezes acima do normal

ouvir notícia

A Agência de Segurança Nuclear do Japão anunciou este domingo que os testes realizados pela Tepco, empresa que administra a central nuclear de Fukushima, detetaram um nível de radioatividade dez milhões de vezes superior ao normal na água encontrada junto ao reator número 2. Há a possibilidade de que o material esteja a verter diretamente do reator para o oceano.

Os funcionários que trabalhavam no bombeamento de água para fora do local foram retirados para evitar qualquer tipo de risco. Na última quinta-feira, três operários que trabalhavam na área do reator 3 tiveram contato com água radioativa, e dois precisaram ser hospitalizados. Foi confirmada uma grande contaminação na pele e nas pernas e, apesar de não necessitarem de tratamento, eles permanecem sob observação.

A agência informou ainda que o índice de iodo radioativo encontrado no mar próximo à central é 1.850 vezes superior ao padrão. No sábado, as taxas encontradas já eram 1.250 vezes maiores do que a permitida. Na ocasião, um porta voz da agência afirmou que se uma pessoa bebesse 50 centilitros do líquido atingiria de uma só vez o limite anual que pode absorver.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.