Fundos Comunitários: PO Algarve 21 ultrapassou os 41% da taxa de execução

ouvir notícia

Quase metade dos mais de 16 milhões de euros de fundos comunitários FEDER destinaram-se a apoiar empresas

A Comissão Diretiva do Programa Operacional da Região do Algarve (PO Algarve 21) reuniu na passada sexta-feira, dia 24 de maio, em Faro e aprovou um conjunto de 85 operações de beneficiários privados e públicos no valor de 16,1 milhões de euros de FEDER.

A reunião foi presidida por David Santos, presidente da CCDR Algarve, na sua qualidade de gestor do Programa e contou com a participação dos restantes membros da Autoridade Gestão.

Destacam-se as aprovações no montante de 7,6 milhões de euros de Incentivos às empresas, essencialmente no “SI Inovação e Vales”. Recorde-se que permanecem abertos 10 concursos no âmbito do apoio às empresas, que se encontram publicitados no site do PO Algarve 21.

- Publicidade -

No decorrer da reunião foram ainda aprovadas operações de natureza pública, com destaque para o “UAlg Business Lab”, um espaço de incubação de empresas e investigação aplicada da responsabilidade da Universidade do Algarve, com um FEDER associado de cerca de 3,6 milhões de euros, e alguns investimentos na área da mobilidade que totalizaram cerca de 3,7 milhões de euros de FEDER.

Foi ainda aprovado um acréscimo de taxas de comparticipação de 70 para 85 por cento no âmbito de operações associadas à prevenção de riscos contra incêndios de forma a facilitar o investimento de entidades públicas nesta área.

Até ao dia 30 de abril, o programa tinha já atingido uma taxa de execução financeira de 41 por cento. Os eixos que contribuíram para estes níveis de execução foram o “Eixo 1”, com taxa de 32 por cento (20 milhões de euros de projetos privados), mais 40 por cento (5 milhões de projetos públicos), o “Eixo 2” com 30 por cento (7 milhões de euros) e o “Eixo 3” com 64 por cento (36 milhões de euros).

Recorde-se que a Comissão Diretiva é o principal fórum de análise e decisão das questões relacionadas com o PO Algarve 21, a gestão dos fundos comunitários do QREN para a região algarvia.

A lista dos projetos aprovados, que inclui os resultados desta CDA, estará disponível na internet (www.poalgarve21.qren.pt) a partir da próxima semana.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.