Futebol: Campeonato de Portugal terá novas regras

ouvir notícia

.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já anunciou as alterações para o Campeonato de Portugal, terceiro escalão do futebol nacional, destacando-se o facto de apenas subirem diretamente duas equipas e algumas mudanças na fase de manutenção.

O novo regulamento, que entrará em vigor já na próxima época, diz que passam a ser promovidas diretamente à Segunda Liga apenas duas equipas (os dois vencedores de cada fase de subida: Norte e Sul), ao contrário das três que sobem atualmente de forma direta. Porém, os segundos classificados de cada zona da fase de subida disputarão um “play-off” com os 17.º e 18.º classificados da Segunda Liga para definir quem ocupará a terceira vaga.

A fase de manutenção também terá alterações, criadas, de acordo com a FPF, para tornar a competição mais apelativa. As equipas que não alcançarem a fase de subida disputarão a fase de manutenção, mas apenas com 25 por cento dos pontos conquistados na primeira fase. E não com 50 por cento, como acontece atualmente.

- Publicidade -

Outras das mudanças é a troca de equipas entre as diversas séries na segunda fase, para evitar tantos jogos entre as mesmas formações. “Os clubes que, no final da Primeira Fase, fiquem classificados em 7º, 8º, 9º e 10º lugares das Séries A, C, E e G são colocados, na Segunda Fase – Séries de Manutenção e Descida, nas Séries B, D, F e H, respetivamente”, lê-se no regulamento. O formato de descidas mantém-se, com a despromoção direta dos dois últimos de cada série e um “play-off” entre os sextos classificados.

O Algarve estará representado no próximo Campeonato de Portugal por, pelo menos, três equipas: Almancilense e Louletano, que já garantiram a manutenção, e Armacenenses, campeão da 1.ª Divisão Distrital. Mas poderão ser quatro, ou até cinco. O Lusitano definirá o seu futuro este domingo, mas basta-lhe apenas um ponto para confirmar a manutenção. O Farense está atualmente na Segunda Liga, mas em risco de ser despromovido ao Campeonato de Portugal.

Domingos Viegas

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.