Futebol: Equipas algarvias têm futuro (praticamente) definido

ouvir notícia

.

Com a descida do Olhanense, a região perdeu o único representante na Liga. Na próxima época haverá três equipas algarvias na Liga 2 e quatro no Campeonato Nacional de Seniores. Nos juniores continuará a haver representação algarvia apenas na 2.ª Divisão. O nacional de juvenis é o único onde ainda não há decisões e, por enquanto, só o Imortal tem a manutenção garantida. No escalão de iniciados, o Algarve voltará a ter sete equipas no campeonato nacional

.

Domingos Viegas

- Publicidade -

As equipas algarvias dos campeonatos seniores de futebol já têm o seu destino definido, apesar de ainda faltar disputar uma jornada nas duas competições do Campeonato Nacional de Seniores (CNS). Na próxima época o Algarve não terá qualquer representação na Liga, mas terá três equipas na Liga 2 (mais uma do que na última temporada) e quatro no CNS, como aconteceu nesta época.

Na última jornada da Liga, o Olhanense não aproveitou o facto de o Paços de Ferreira perder em casa e acabou por ser derrotado no terreno do Vitória de Setúbal (bastava um empate para disputar o “play-off”), um resultado que ditou a descida da equipa de Olhão e a presença dos pacenses no “play-off”, que será disputado a duas mãos com o Desportivo das Aves, terceiro classificado da Liga 2.

Assim, na próxima temporada, o Olhanense junta-se a Portimonense e Farense na Liga 2, passando o Algarve a ficar com três equipas no segundo escalão do futebol profissional nacional.

Campeonato Nacional de Séniores

A uma jornada do final do Campeonato Nacional de Seniores, o Ferreiras, que disputa a fase de subida, já sabe que não tem hipóteses matemáticas de alcançar a Liga 2 e que garantirá a manutenção. Na fase que define as descidas e a manutenção, Louletano e Quarteirense também já garantiram a permanência. Pior sorte teve o Esperança de Lagos, que será despromovido ao Campeonato Distrital.

O Lusitano de Vila Real de Santo António, que se sagrou campeão do Algarve, vai subir ao Campeonato Nacional de Seniores. Desta forma, e apesar da descida da formação lacobrigense, na próxima época o Algarve voltará a estar representado por quatro equipas nesta competição.

Juniores

Nos escalões de formação, na próxima temporada a região voltará a não ter qualquer equipa na 1.ª Divisão do Campeonato Nacional de Juniores. Na 2.ª Divisão, garantiram a manutenção Portimonense (que chegou a conseguir apuramento para a fase de subida), Louletano, Farense e Olhanense. O Imortal foi despromovido aos distritais.

O S. Luís já garantiu o título distrital de juniores, quando ainda faltam disputar três jornadas, tendo assegurado a respetiva subida à 2.ª divisão do Campeonato Nacional de Juniores.

Juvenis

No Campeonato Nacional de Juvenis, onde nenhuma equipa da região conseguiu disputar a fase de apuramento do campeão, o Imortal já garantiu a manutenção quando ainda faltam duas jornadas para o final. Portimonense e Louletano continuam a lutar pela permanência. O Quarteirense sagrou-se campeão do Algarve e na próxima época estará nesta competição nacional.

Iniciados

Por seu turno, Imortal, Lusitano, Louletano e Esperança de Lagos garantiram a manutenção no Campeonato Nacional de Iniciados. Estas quatro equipas juntam-se a Olhanense e Farense, que tinham conseguido a permanência logo na primeira fase.

O S. Luís foi despromovido aos distritais, mas será “substituído” no campeonato nacional pelo Portimonense, que conquistou o título de campeão do Algarve e a respetiva subida. Assim, a região voltará a ter sete equipas naquela competição nacional na próxima época.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.