Futebol: Mundialito infantil com mais de 750 jogos ao longo da semana

ouvir notícia

.

Competição disputa-se em Vila Real de Santo António e em Ayamonte, até ao próximo sábado, com a presença de cerca de 200 equipas e quatro mil pequenos craques de mais de meia centena de nacionalidades

Domingos Viegas

O Mundialito de Futebol Infantil, o maior torneio de futebol juvenil do país e um dos maiores do mundo, começa este sábado em Vila Real de Santo António e Ayamonte, prolongando-se até ao próximo dia 30. A cerimónia de abertura só acontece no domingo, a partir das 18h30, no estádio municipal da cidade pombalina.

- Publicidade -

A cerimónia de abertura contará com a presença de Alexandre Mestre, secretário de Estado do Desporto e Juventude.

Durante uma semana vão disputar-se mais de 750 jogos, numa prova que contará com a presença de cerca de quatro mil pequenos craques, em representação de cerca de 200 equipas e de mais de meia centena de nacionalidades. A prova será disputada nos escalões de escolas, pré-escolas e infantis. Este ano voltou a ser criada uma competição especial para os mais pequenos (nascidos em 2007), que contará com 14 equipas divididas em dois grupos.

Mais equipas algarvias e andaluzas

A maioria das equipas são oriundas de Portugal e de Espanha, voltando a organização a privilegiar os emblemas do Algarve e da Andaluzia, que este ano terão a sua maior representação de sempre.

A nível nacional, destaque para a presença das principais equipas do futebol português e para a participação de Benfica, FC Porto e Sporting com três equipas cada, já que participam nas três principais competições (infantis, escolas e pré-escolas).

Grandes nomes do futebol mundial

Outra das curiosidades é o facto de o FC Barcelona também estar representado naquelas três competições, tal como o Bétis e o Sevilha. Entre os chamados “grandes” do futebol espanhol, destaque ainda para a presença do Real Madrid (infantis), Atlético de Madrid (pré-escolas e sub-6) e Valência (pré-escolas).

Outros dos nomes “grandes” do futebol europeu (e mundial) que marcarão presença este ano são os italianos do AC Milan e da Juventus e os russos do Zenith (todos na competição de infantis), bem como os holandeses do Ajax (escolas). Moldávia, Roménia e Noruega são outros três países europeus com equipas no Mundialito 2013.

20 equipas brasileiras

O continente americano será o segundo em termos de número de equipas e terá a sua maior representação de sempre, devido à presença de 20 equipas do Brasil, um recorde para aquele país da América do Sul. Entre estas, destaque para Vasco da Gama e Fluminense que participam nos escalões de infantis e escolas. A Venezuela é outro dos países sul-americanos representados nesta edição.

A América do Norte e Central estará representada através de equipas do Canadá, Estados Unidos e México, de África haverá equipas da África do Sul e da Mauritânia, enquanto a Ásia estará representada por equipas de Hong Kong.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.