Futebol: Três equipas algarvias decidem futuro este fim de semana

ouvir notícia

(Foto: Adriano Pena)

.

Na Segunda Liga, Portimonense ainda pode subir e Farense sonha com a manutenção. No Campeonato de Portugal, Lusitano precisa de um ponto para garantir a permanência sem depender de terceiros

DOMINGOS VIEGAS

- Publicidade -

O Portimonense joga este sábado (15h00) no terreno do Varzim, na última jornada da Segunda Liga, e, para subir à Primeira Liga, precisa de fazer melhor resultado que o Feirense, que joga no campo do Desportivo de Chaves.

Para alcançar a segunda vaga que dá acesso à Primeira Liga (o Chaves já subiu), o Portimonense terá que terminar o campeonato com mais pontos do que o Feirense (atualmente ambas as equipas têm 77 pontos), já que a equipa da Feira tem vantagem, no confronto direto, em caso de igualdade pontual.

O Farense também tem que fazer contas, mas para evitar a despromoção. Os “leões” de Faro também não dependem de si próprios e, além de precisarem de ganhar no terreno do Gil Vicente (sábado, 15h00), têm que esperar por resultados negativos dos seus adversários diretos.

A formação de Faro vai chegar à última jornada na 21.ª posição (51 pontos) e, com cinco descidas estabelecidas nos regulamentos para esta época, a despromoção será a partir do 20.º lugar, que é atualmente ocupado pelo Benfica B (52 pontos). Leixões (52), Mafra (53) e Académico de Viseu (53) estão posicionados nos lugares imediatamente a seguir (para cima) e são as três equipas que ainda estão em risco.

E é precisamente nos campos onde jogam aquelas três formações que o Farense tem que ter os olhos postos, mas sem esquecer que precisa de ganhar em Barcelos. Refira-se que, à exceção do Benfica B, todas as equipas envolvidas na luta pela manutenção jogam com rivais que já têm a sua posição definida e não jogam nada, a não ser o prestígio, na última jornada.

O Olhanense, que já tem a manutenção garantida e sabe que não poderá subir, recebe o Santa Clara (sábado, 16h00).

Lusitano procura um ponto

O Campeonato de Portugal, terceiro escalão do futebol nacional, termina no próximo domingo (jogos às 17h00). Almancilense e Louletano já garantiram a permanência. O Lusitano sabe que não descerá diretamente, mas ainda precisa de um ponto para não depender de terceiros na luta pela fuga ao “play-off” de manutenção. E a luta é com o Atlético de Reguengos.

Na última jornada, a formação vila-realense recebe o lanterna vermelha Juventude de Évora, que já foi despromovido aos distritais. O Atlético de Reguengos, que ocupa atualmente o lugar que obriga ao “play-off” de permanência, com menos três pontos que o Lusitano, recebe o Pinhalnovense, que já tem a manutenção garantida.

Refira-se que o Lusitano não pode arriscar ficar em igualdade pontual com o Atlético de Reguengos e tem que, pelo menos, empatar, para não depender do resultado da equipa alentejana. Nos jogos entre as duas equipas registou-se uma vitória por 2-1 para cada uma, o que obriga a afastar os dois primeiros critérios de desempate e a recorrer ao terceiro: diferença entre golos marcados e sofridos nesta fase da prova. O Lusitano tem atualmente uma diferença negativa de dois golos (-2) e o Atlético de Reguengos de cinco golos (-5), ou seja, a equipa da cidade pombalina tem três golos de vantagem em relação ao emblema alentejano, mas esta pode esfumar-se na última jornada.

Mas o Lusitano até pode alcançar a permanência direta mesmo perdendo na última jornada e registando-se um triunfo do Atlético de Reguengos, desde que ambos os resultados sejam pela margem mínima. Isto, para que a equipa alentejana não supere o emblema algarvio na referida diferença de golos. Porém, o empate garante sempre a permanência, independentemente do resultado do Atlético de Reguengos.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.