Gente de Dublin invade o TEMPO no Festival Cidades Invisíveis

ouvir notícia

Depois da Buenos Aires de Jorge Luís Borges e de Istambul de Orham Pamuk, em junho, por ocasião do Bloomsday e dias seguintes, será TEMPO de Dublin, a “cidade invisível” de James Joyce que este ano serve de tema para a terceira edição do Festival Cidades Invisíveis.

Música, teatro, cinema, literatura, uma exposição e até, quem sabe, cerveja “Guinness”, serão os ingredientes da terceira edição deste festival dedicado a “cidades literárias”, que decorrerá no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, de 16 a 25 de junho – o tema vai ser a cidade de Dublin, cenário evanescente do famoso romance “Ulisses”, de James Joyce que, também, inspirou Enrique Vila-Matas a escrever “Dublinesca”.

Por isso, o Bloomsday, feriado nacional na Irlanda em que se celebra o livro de Joyce, será assinalado em 16 de junho no TEMPO, com a inauguração da exposição “A Century of News Photography”, organizada pela Biblioteca Nacional da Irlanda, e que assinala o centenário do jornal “Irish Independent”.

- Publicidade -

A exposição, patente até 2 de julho, apresenta 30 imagens do espólio, que retratam acontecimentos históricos, políticos e sociais na Irlanda do século XX, um período de grande importância para a consolidação da independência e desenvolvimento do país.

Na abertura da mostra, marcada para as 19h00, haverá um concerto de música irlandesa, com Linda Scanlon, de entrada livre.

Em termos de música, o TEMPO apresentará ainda duas outras propostas, a primeira no dia 17 de junho, às 22h00, no espaço do Café Concerto, quando atuar o quarteto Sheela na Gig.

O repertório deste projeto centra-se na música tradicional irlandesa e no folk atlântico, sendo composto por temas de grande qualidade musical e beleza acústica, com influência clássica e da sonoridade New Age. A entrada é gratuita.

A outra proposta musical terá lugar no último dia do festival, 25 de junho, às 21h30, num concerto no Grande Auditório, com os Beoga, uma das mais conhecidas bandas de música tradicional irlandesa.

Criada em 2002, reúne músicos talentosos que não receiam sair do som tradicional e aventurar-se em sonoridades com influência do jazz, num misto de efervescência, humor e ousadia.

Damian McKee no acordeão, o multi-instrumentista Seán Óg Graham, Liam Bradley ao piano, Eamon Murray, campeão irlandês de bodhrán, e Niamh Dunne, um dos mais talentosos vocalistas e violinistas da Irlanda, prometem fazer o público do TEMPO saltar das cadeiras neste espetáculo integrado no programa Allgarve’11 e os bilhetes custam 15 euros, com descontos.

No que diz respeito ao teatro, a proposta é também de grande qualidade. “Porque não leu Ulisses? Ulisses é Dublin”: este é o ponto de partida para “The Company”, uma jovem companhia de teatro irlandesa que pegou no livro mais importante da literatura irlandesa, “Ulisses” de James Joyce, procurando com a peça “As you are now so once were we” explorar a forma como o romancista reinventa a cidade e as suas gentes – mas atenção, trata-se de uma peça sobre a experiência de leitura de “Ulisses” e não sobre a intriga do próprio “Ulisses”.

A peça sobe ao palco do Grande Auditório no dia 22, às 21h30, será interpretada em inglês e legendada em português e tem bilhetes a 10 euros, com os descontos habituais do TEMPO.

O Festival Cidades Invisíveis: Gente de Dublin inclui, ainda, um Ciclo de Cinema, com a exibição, de 16 a 18 de junho, sempre às 21h00 e no Pequeno Auditório, dos filmes “Brisa de Mudança”, de Ken Loach, “No Mesmo Tom”, de John Carney e, finalmente, “As Irmãs de Maria Madalena”, de Peter Mullan. A entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.

No dia 18 de junho, às 19h00, o TEMPO convida todos para a sua Comunidade de Leitores, uma tertúlia no terraço, dinamizada por João Ventura, onde se irá conversar sobre o livro “Dublinesca”, de Enrique Vila-Matas. A participação é gratuita e limitada a 30 pessoas.

A bilheteira do TEMPO funciona de terça a sábado das 14h00 às 19h00 e em dias de espetáculo das 14h00 às 21h30. Para mais informações ou reservas contactar a bilheteira através dos contactos 282 402 475 / 961 579 917 ou através do seguinte sítio na Internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt.

JA
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.