GIRO transporta mais de um milhão de passageiros em 2012

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A rede de transportes urbanos de Albufeira transportou 1,1 milhões de passageiros no ano passado. Com cinco linhas em funcionamento, 17 cais de embarque no terminal rodoviário dos Caliços, 168 paragens e 10 autocarros a circular, o GIRO veio revolucionar as condições de mobilidade no concelho mais turístico do país

A completar nove anos de existência em 2013 (dia 20 de agosto) o GIRO, a rede de transporte público urbano de Albufeira, serve os residentes e milhares de turistas que aqui se deslocam para conhecer o concelho.

Em 2012, o número total de passageiros transportados ultrapassou um milhão (1,109. 531), distribuídos pelas cinco linhas, número que evidencia a crescente procura do serviço por parte da população e visitantes, e que levou a autarquia, já por duas vezes, a reequacionar o modo de funcionamento dos transportes. Em 2007, com o desdobramento da linha vermelha e o início da linha vermelha 2 e, em 2010, com a criação da linha laranja que faz a ligação entre Albufeira e Ferreiras.

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Atualmente, o GIRO circula por toda a área urbana da cidade, incluindo a zona do Páteo, Marina, Oura, Montechoro, todas as escolas básicas e secundárias da freguesia de Albufeira e a maioria das escolas primárias e do ensino pré-escolar e permite o acesso cómodo e rápido à estação dos caminho-de-ferro, em Ferreiras, facilitando em muito quem chega a Albufeira de comboio.

Durante o último trimestre de 2012, a autarquia realizou um inquérito com vista a avaliar a satisfação dos utilizadores. Foram aplicados 500 questionários com vista a estudar a melhor solução para a dinamização do serviço, bem como perceber quais se os seus percursos são considerados adequados e que tipo de ajustamento necessitam, quer em termos de trajeto quer do número de paragens, sua localização, tipo de autocarros e a oferta destes a utilizar em função dos diferentes percursos e dias da semana.

“Da análise dos dados constata-se que a maioria dos utilizadores está totalmente satisfeita ou satisfeita com a generalidade dos serviços prestados pelo GIRO, mais precisamente 75 por cento dos inquiridos revelam este estado de espírito”, adianta a Câmara de Albufeira, acrescentando que cerca 26% se encontram satisfeitos, 13% se encontram insatisfeitos e 12% não sabem ou não respondem.

“O que leva a manter e reforçar que o GIRO é, sem dúvida, uma mais-valia para os munícipes de Albufeira e para os seus visitantes, do ponto vista da mobilidade dentro da cidade e até à estação de caminho-de-ferro das Ferreiras”, frisa a autarquia.

Mais mobilidade e transportes a preços mais baixos

Para o vereador responsável pelos transportes urbanos, Carlos Quintino, os resultados do inquérito são bastante satisfatórios. “O GIRO veio melhorar em muito a qualidade de vida em Albufeira em matéria de mobilidade e transportes. É uma forma cómoda e económica dos residentes se deslocarem para os seus compromissos diários, e dos seus visitantes e turistas conhecerem e explorarem a cidade. Oferece aos seus passageiros uma excelente relação preço-qualidade, note-se que ao nível do Algarve, o GIRO é o serviço de transportes urbanos que garante o preço base do bilhete de bordo, do passe sénior e do passe escolar, mais baixo. E por outro lado, com a consolidação deste sistema de transportes urbanos, contribui-se e continua a contribuir-se fortemente para melhorar as condições de mobilidade na cidade de forma mais amiga do ambiente. Claro que existem sempre algumas correções e melhorias a serem feitas, tanto pela autarquia como pela concessionária, o que acontece quase que diariamente, sempre com o objetivo de manter a qualidade nos aspetos em que esta já é boa e muito boa, e aumentar a mesma naqueles aspetos em que ainda não o é” conclui o vereador Carlos Quintino.

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