GNR apreende 1,6 toneladas de berbigão em Faro

ouvir notícia

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu em Faro 1,6 toneladas de berbigão apanhado fora do período diário legal e sem o tamanho mínimo obrigatório, com um valor estimado de oito mil euros, anunciou hoje aquela força.
Em comunicado, a GNR indicou que a apreensão ocorreu no sábado “após os militares terem detetado vários indivíduos a apanharem aquele bivalve fora dos períodos diários legalmente fixados, compreendidos entre o nascer e o pôr-do-sol”.
Segundo aquela força, os homens “colocaram-se em fuga, utilizando as suas próprias embarcações e abandonando os 40 sacos com berbigão”, num total de 1,6 toneladas, que estavam a descarregar nas imediações da cidade de Faro.
“Os militares verificaram ainda que parte do berbigão não possuía o tamanho mínimo obrigatório, neste caso 2,5 centímetros, tendo os bivalves sido restituídos ao seu ‘habitat’ natural”, referiu a guarda.
A apreensão resultou de uma ação de fiscalização do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão no âmbito da “preservação de espécies marinhas, salvaguarda da fauna e flora das zonas costeiras e o controlo de captura ilegal de bivalves”, contextualizou a GNR.
De acordo com a mesma fonte, a apanha de bivalves fora dos períodos diários legalmente fixados, constitui uma infração punível com uma coima que pode atingir os 25 mil euros.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.