GNR apreende 3200 quilos de bivalves capturados ilegalmente em Olhão

ouvir notícia

A Unidade Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão, apreendeu na madrugada de hoje em Olhão, 2600 quilos de berbigão “cerastoderma edule” e 600 quilos de conquilha “donax trunculus”, com um valor estimado em 11800 euros, anunciou a GNR. 

Durante a madrugada, foram detetadas três embarcações e quatro homens, com idades entre os 35 e os 55 anos, a exercer a apanha de bivalves fora dos períodos diários legalmente fixados, ou seja, entre o nascer e o pôr-do-sol. 

A apreensão decorreu durante uma ação de patrulhamento, com o objetivo de preservar espécies marinhas, salvaguarda da fauna e flora das zonas costeiras, bem como a captura ilegal de bivalves na Ria Formosa.  

- Publicidade -

Os militares aboradaram o grupo de pescadores, que ainda tentaram fugir ao aperceberem-se da sua chegada, mas foram intercetados na posse de 2600 quilos de berbigão. Para além de estarem a infringir o horário, também não tinham licença que lhes permitisse apanhar os bivalves. 

Durante a manhã do mesmo dia, foram fiscalizadas outras cinco embarcações de pesca profissional, numa zona onde a captura de bivalves, de momento, se encontra interdita. Foram identificados cinco homens, com idades compreendidas entre os 25 e os 62 anos, e apreendidos 600 quilos de conquilha “donax trunculus”, 

No total, foram elaborados 12 autos de contraordenação, incorrendo os identificados em coimas que podem ascender aos 50 mil euros. Os bivalves apreendidos foram devolvidos ao habitat natural. 

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.