GNR apreende mais de 2500 quilos de haxixe no rio Guadiana

ouvir notícia

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu esta madrugada mais de 2500 quilos de haxixe, que foram lançados ao rio Guadiana durante a perseguição a um semirrígido, que acabou por fugir às autoridades em alto mar, disse ao JA o capitão Nuno Marinho.

“Os meios de vigilância, através do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC) e das câmaras de visão noturna, detetaram uma embarcação tipo semirrígida com alguns movimentos anómalos e suspeitos nas imediações da barra de Vila Real de Santo António”, referiu a mesma fonte.

Após a embarcação suspeita ter entrado no rio Guadiana, a GNR acionou os seus meios marítimos e, “poucos minutos depois, os tripulantes aperceberam-se da presença das autoridades e encetaram imediatamente fuga para norte”.

- Publicidade -

“Para dificultar o nosso seguimento, foram atirando borda fora alguns objetos que depois viemos a comprovar que eram fardos de haxixe”, salientou o capitão ao JA.

Já mais a norte do rio Guadiana, os tripulantes que seguiam na embarcação suspeita “inverteram o sentido e rumaram a sul, a alta velocidade”, acabando por sair da barra de Vila Real de Santo António, seguindo para alto mar “até ser pedidos de vista”.

Segundo o capitão Nuno Marinho, “devido à elevada velocidade que atingiram”, mesmo com as embarcações de alta velocidade da GNR, “não foi possível efetivar a abordagem”.

Durante a madrugada foram ainda recuperados 45 fardos, mas as buscas mantiveram-se no terreno e até ao momento já foram encontrados mais 31, ascendendo o total aos 76, espalhados por vários pontos do rio Guadiana. “Esta é uma das maiores apreensões dos últimos meses”, salientou ao JA.

O capitão acrescentou ainda que esta embarcação poderá ser proveniente do Norte de África e que não foi possível precisar quantos suspeitos estavam a ser perseguidos pela GNR.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.