GNR vai multar proprietários que não limpem terrenos florestais

ouvir notícia

A falta de limpeza de terrenos florestais vai dar multa na hora. A medida ainda está em fase de estudo, mas deve avançar no próximo verão, disse no início desta semana a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

A governante adiantou que está a estudar com o Ministério da Administração Interna um sistema para que os proprietários florestais que não limpam os terrenos passem a ser multados na hora pela GNR. A ideia é que o pagamento da coima seja feito na altura em que é levantado o auto. Ou seja, as penalizações vão funcionar como as multas de trânsito.

O objetivo desta medida é combater a inércia dos proprietários e das autoridades, assim como diminuir os fogos florestais.

- Publicidade -

Na região do Algarve, existem zonas, especialmente nas serras de Monchique e do Caldeirão, onde o mato nos terrenos atinge os três metros de altura, colocando em risco bens e pessoas, e os proprietários continuam a não dar ouvidos aos alertas lançados repetidamente pela proteção civil e autarquias.

A maioria dos focos de incêndio registados em áreas florestais da região são fogos causados por descuido das pessoas a cortar o mato e por queimadas que escapam ao controlo.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.