Golfe dá ‘mega jackpot’ de 500 milhões por ano ao Algarve

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Os muitos milhões de euros gerados e a capacidade de combate à sazonalidade tornam o golfe numa atividade cada vez mais relevante para a região. Em entrevista ao JORNAL do ALGARVE, o presidente do Turismo do Algarve – que até já foi formador de profissionais desta modalidade – explica que as receitas geradas pelo golfe são hoje primordiais para garantir a sustentabilidade dos empreendimentos turísticos e da própria atividade turística da região

O Algarve acabou de viver mais uma época alta. As praias estão mais vazias, as ruas estão mais silenciosas, o trânsito acalmou, já não há filas nos restaurantes, nem encontrões nos supermercados. Mas o turismo algarvio não parou! A prova disso é que já se regista uma grande afluência de estrangeiros no Algarve para jogar golfe, cuja época alta regista-se nos meses de setembro, outubro, novembro, fevereiro, março e abril.

Este setor tem sido fundamental para combater a tão falada e temida sazonalidade do turismo algarvio, garantindo a ocupação de hotéis, restaurantes, empresas de aluguer de veículos, entre muitos outros serviços, nas chamadas épocas baixas do turismo.

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De acordo com um estudo da Associação de Turismo do Algarve (ATA), em 2017, e apenas na região do Algarve, o turismo de golfe gerou uma riqueza global de 500 milhões de euros e quase 17 mil empregos…!

É um autêntico ‘mega jackpot’ para a região (o limite do ‘jackpot’ do Euromilhões está atualmente fixado nos 190 milhões de euros) num período do ano em que o turismo arrefece. Por outras metáforas, é um negócio de muitos milhões que dava para comprar cinco passes do futebolista João Félix ou do Cristiano Ronaldo!

O mesmo estudo comprovou “o efeito multiplicador do golfe na economia da região” ao nível do turismo, emprego, alojamento, restauração, transportes e entretenimento. Ou seja, o golfe é determinante para manter “vivos” muitos negócios durante a época turística baixa, gerando receitas primordiais para a economia regional.

Peso do golfe na economia regional em crescimento

Apesar de o ‘sol e praia’ continuar a ser o principal atributo turístico do Algarve, a notoriedade e o peso económico do golfe têm vindo a crescer na região, comprovado pela conquista de vários prémios internacionais, entre os quais os galardões atribuídos pelos World Travel Awards e pela International Association of Golf Tour Operators.

“O golfe é já um produto consolidado e o reconhecimento do Algarve como um destino de eleição para a prática desta modalidade é, sem dúvida, um contributo fundamental para o turismo da região. Sobretudo porque, hoje em dia, quem nos visita com essa motivação, já não se interessa apenas pelo produto em si, mas também por toda a oferta complementar que o destino lhe apresenta e que se revela enriquecedora da sua experiência de estadia na região. Além disso, o golfe tem um papel de enorme relevância no que diz respeito à geração de fluxos de visitantes fora da época alta, uma vez que a presença de golfistas no Algarve é sobretudo notória nos meses de setembro a novembro e de março a maio”, acentua ao JORNAL do ALGARVE o presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, frisando que “o desafio atual passa por continuar a trabalhar e a investir neste produto”…

Leia a notícia completa na edição em papel.

Nuno Couto

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