Golfe: Ricardo Santos vai à escola falar da sua carreira

ouvir notícia

Ricardo Santos

A Câmara Municipal de Loulé, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do Concelho e no âmbito da iniciativa “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”, criou o projeto “Individualidades na Escola” que, na próxima quinta-feira, leva à Escola EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita, o golfista Ricardo Santos.

Pelas 10h30, o convidado vai estar no auditório da escola, acompanhado pelo diretor do Agrupamento, Jacinto Colaço, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Hugo Nunes, que farão a abertura desta iniciativa.

Seguidamente, Ricardo Santos irá falar sobre a sua carreira e as experiências desportivas vividas nos quatro cantos do planeta. Uma vez que esta é uma ação pedagógica, o golfista irá igualmente abordar a importância da escola para a formação de um atleta, bem como dos hábitos de vida saudáveis. Posteriormente a audiência terá a oportunidade de colocar questões ao convidado.

- Publicidade -

Às 11h40, no átrio da escola, Ricardo Santos dará uma sessão de autógrafos a toda a comunidade escolar. Na parte final deste encontro, a partir das 12h00, os alunos terão a oportunidade de experimentar a jogar golfe.

Ricardo Santos, que é um dos embaixadores de Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015, representou por diversas vezes a Seleção Nacional, inclusivamente no Campeonato do Mundo ou Eisenhower Trophy. Foi ainda o terceiro amador português a jogar pela Seleção da Europa no St. Andrews Trophy, uma das provas de maior prestígio amador mundial. É um dos jogadores portugueses mais promissores do panorama nacional. Destaca-se por ter sido o primeiro português nascido e formado em Portugal a conseguir alcançar o principal circuito de golfe profissional Europeu – o PGA European Tour. No seu currículo desportivo destacam-se as vitórias em 2011 no Princess by Schüco, na Suécia (Challenge Tour), e em 2012, no Madeira Islands Open (European Tour).

O projeto “Individualidades na Escola” teve início em 2014, com a realização de três sessões, sendo que em 2015 terá o seu apogeu com mais de 10 eventos. Esta iniciativa foi pensada numa perspetiva de âmbito alargado, que não se esgote num calendário de ações mas possibilite a consolidação de laços duradouros que permitam potenciar sinergias, promovendo a criação de valor junto da comunidade escolar do Concelho numa ótica de valorização social do desporto.

O desporto é uma linguagem universal e um fator de inclusão, convivialidade, aproximação e união de povos, culturas e religiões. O projeto “Individualidades na Escola” leva às escolas do concelho de Loulé personalidades de referência ao nível desportivo, dando oportunidade de toda a comunidade escolar de interagir com prestigiados desportivas nacionais e internacionais. Os principais objetivos do projeto passam pela promoção do desporto, da cidadania desportiva, dos hábitos saudáveis e, realçar a importância da relação escola/desporto no presente e futuro das crianças e adolescentes.

O guarda-redes Ricardo Pereira (79 vezes internacional por Portugal) foi o primeiro convidado do projeto. Seguiu-se João Neto. O ex-judoca participou nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Pequim 2008, foi medalha de bronze no Mundial de Osaka em 2003, medalha de ouro no Campeonato Europeu de Lisboa em 2008, atingindo no mesmo ano, o 1º lugar do Ranking Mundial na categoria de -81kg. Ruben Faria, piloto oficial da KTM Red Bull e vice-campeão do Dakar 2013 foi outra individualidade que participou neste projeto.

De referir que se trata de um projeto que tem tido um enorme impacto na comunidade escolar e na comunicação social. Conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude, do Comité Olímpico de Portugal e do Desporto Escolar. O Conrad Algarve e a Decathlon associaram-se também ao projeto, sendo que, a Decathlon irá sortear um cabaz de material desportivo, a um dos agrupamentos do concelho louletano.
.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.