Governo anuncia dragagens para o porto de Lagos

ouvir notícia

Um mês depois de a Câmara de Lagos ter reclamado o desassoreamento da barra da cidade, exigindo uma intervenção urgente para resolver o problema, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) anunciou que vai avançar com um investimento de mais de dois milhões de euros em dragagens em vários portos nacionais, incluindo em Lagos.

A orientação dada pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, aponta para um investimento de cerca de dois milhões de euros em dragagens nos portos de Lagos, Peniche, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

“Estas dragagens respondem, assim, às necessidades de intervenção para salvaguarda da segurança no acesso a embarcações e melhoria das condições de navegabilidade nestes portos”, indica a DGRM em comunicado.

- Publicidade -

A mesma entidade adianta que, para o porto de Lagos, já foi aberto, no passado mês de junho, o respetivo concurso público para as dragagens, com os dois lotes, no montante de 413 mil euros em Lagos, com um volume de 79.000m3 de sedimentos a dragar e prazo de execução de três meses.

No início de junho, o executivo liderado pela presidente Maria Joaquina Matos (PS) aprovou uma moção, por unanimidade, que tinha como objetivo “manifestar ao Governo o seu desagrado pela persistência da deficiente situação da barra de Lagos e recomendar a rápida resolução da mesma”. A proposta foi apresentada pela presidente da autarquia e mereceu o apoio de toda a vereação.

“Em causa está o assoreamento da barra, que provoca graves transtornos quer aos pescadores residentes, quer também aos diversos operadores das denominadas marítimo-turísticas e entidades com interesses neste domínio, nomeadamente a marina de Lagos, o estaleiro naval Sopromar e o Clube de Vela de Lagos”, lembra a autarquia, denunciando que “a situação tem vindo a agudizar-se uma vez que a zona da barra/canal deveria ter cerca de quatro metros de profundidade, em baixa-mar, e atualmente tem cerca de metro e meio, impossibilitando a regular navegação em condições de segurança”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.