Governo espanhol impede declaração de soberania da Catalunha

ouvir notícia

Marcha pela independência da Catalunha realizada no passado mês de setembro

O executivo considerou-a “incompatível com a Constituição”, ao mesmo tempo que apelou à lealdade institucional e à colaboração entre as administrações

.

O governo espanhol decidiu hoje impugnar a declaração de soberania aprovada pelo Parlamento regional da Catalunha em janeiro e que definia esta comunidade autónoma como “um sujeito político e jurídico soberano”. Para Artur Mas, presidente da Generalitat (Governo regional), a decisão significa “cortar a via do diálogo”.

- Publicidade -

A declaração catalã “é incompatível com a Constituição”, afirmou a vice-presidente do Executivo, Soraya Sáenz de Santamaría, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião, justificando que a obrigação do Governo “é cumprir e fazer cumprir as leis”.

Segundo a agência EFE, Soraya Sáenz de Santamaria apelou no entanto à lealdade institucional e à colaboração entre as administrações, “muito especialmente com a Generalitat”.

Questionada sobre se está já marcado um encontro entre o primeiro-ministro Mariano Rajoy e Artur Mas, a porta-voz do Governo esclareceu não estar ainda definida uma data, embore exista “grande interesse” em que este se celebre, de modo a poderem ser discutidas “muitas preocupações que são comuns a todos”.

Mafalda Ganhão (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.