Governo grego pondera ilegalização da Aurora Dourada

ouvir notícia

.

Partido de extrema-direita poderá ser ilegalizado em sequência da onda de protestos desencadeada pelo assassinato de um ‘rapper’ grego antifascista.

O ministro da Ordem Pública e da Proteção dos Cidadãos, Nikos Dendias, cancelou uma viagem ao estrangeiro e declarou que o Governo irá avançar com legislação de emergência para ilegalizar a Aurora Dourada, após o assassinato do rapper antifascista Pavlos Fyssas, esfaqueado por um individuo que terá admitido a sua ligação ao partido de extrema direita.

O funeral do rapper de 34 anos decorreu ontem entre um ambiente de medo, fúria e consternação. E a sua morte deu origem a diversas manifestações antifascistas em diversos pontos da Grécia, algumas das quais acabaram em confrontos com a polícia.

- Publicidade -

Depois do assassinato ter sido condenado por partidos dos vários quadrantes políticos gregos, a Aurora Dourada negou ter qualquer ligação ao sucedido.

Anteriormente os atos de violência associados à Aurora Dourada tinham sobretudo como alvo os imigrantes.

Num contexto de crise, a Aurora Dourada conseguiu aumentar a sua popularidade, com um discurso contra a austeridade, desemprego e a imigração, tendo atualmente uma representação de 18 deputados no Parlamento grego.

Alexandre Costa (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.