Governo não quer que saldo estrutural deixe de ser indicador para regras orçamentais

ouvir notícia

Mário Centeno (Foto: Marcos Borga/Rede Expresso)

Para o Governo português, substituir o saldo estrutural, indicador que serve de referência para a aplicação das regras orçamentais europeias por um limite ao crescimento da despesa pública pode comportar muitos riscos. Segundo revela o “Público” esta terça-feira, esta ideia foi discutida numa reunião informal dos ministros das Finanças da União Europeia e Mário Centeno não terá ficado convencido. Em caso de recessão económica, este indicador iria tirar muita margem de manobra ao Governo.

Durante os próximos meses, Portugal e outros países irão estudar alternativas à simplificação da metodologia associada ao cumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC). Estas serão apresentadas numa nova reunião em outubro.

À saída da reunião da Ecofin, o secretário de Estado Adjunto do Tesouro e das Finanças Ricardo Mourinho Félix adiantou ainda que o Executivo “está disponível para contribuir para essa discussão e para avaliar os riscos e os benefícios de cada uma das metodologias que vierem a ser discutidas”.

- Publicidade -

De acordo com o “Público”, durante a reunião deste domingo não foi feita nenhuma proposta concreta, mas o ministro das Finanças da Holanda e o presidente do Eurogrupo colocaram um conjunto de interrogações sobre a forma como hoje são aplicadas as regras orçamentais na Europa.

Ao deixar-se de utilizar o saldo estrutural como indicador, para Dijsselbloem é necessário encontrar “um indicador que retire da análise todos os elementos cíclicos e extraordinários, mas que seja mais estável e que possa ser diretamente influenciado pelos ministros das Finanças”.

Fábio Monteiro (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.