Governo português cria comité de cooperação com Emirados Árabes Unidos

ouvir notícia

O Governo português assinou hoje um memorando de entendimento com os Emirados Árabes Unidos (EAU) no sentido de estabelecer um comité conjunto de cooperação bilateral.

O comité, criado no âmbito da visita oficial de dois dias do primeiro-ministro a Abu Dhabi, será presidido pelo ministro dos negócios estrangeiros Luís Amado e pelo seu homólogo xeque Abdullah bin Zayed Al Nahyan e terá como objetivo estabelecer “um programa abrangente para promover a cooperação” entre os dois países nas áreas de economia, comércio, cultura, justiça e segurança.

Segundo o memorando, este comité – que se reúne anualmente alternadamente nas capitais dos dois países -, irá estabelecer o enquadramento para “lançamento de projetos de investimento conjuntos” e cooperação na área da justiça, da segurança, da educação, da investigação científica e outras.

- Publicidade -

Já na segunda-feira, o governo português e dos Emirados assinaram uma convenção para evitar a dupla tributação fiscal que visa “o estabelecimento entre as partes de normas legais para a liquidação transfronteiriça de impostos por parte de sujeitos residentes num ou nos dois países”. Além disso, ambos os governos comprometem-se a cooperar na troca de

O primeiro-ministro, que está num périplo de três dias ao Golfo Pérsico, esteve na segunda-feira na abertura da Cimeira Mundial de Energia, que decorre entre 17 e 20 de janeiro, com personalidades como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, o presidente da Islândia, Ólafur Ragnar Grimsson, a princesa Victoria da Suécia, o Grão-Duque Guilherme do Luxemburgo ou o presidente do Paquistão Asif Ali Zardari.

Na viagem oficial está incluída uma comitiva de 60 empresários de diversas áreas de actividade, desde o sector financeiro, passando pelas energias renováveis, imobiliário, construção civil e gestão hoteleira.

Esta é uma visita em que o primeiro-ministro está acompanhado por vários ministros, entre os quais Teixeira dos Santos (Finanças), Vieira da Silva (Economia), Luís Amado (Negócios Estrangeiros) e António Mendonça (Obras Públicas e Transportes), em que está previsto encontros bilaterais com os respetivos homólogos nos dois países.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.