Governo quer hospitais a trocar equipamentos para rentabilizar recursos

ouvir notícia

.

Permitir a circulação de equipamentos e pessoal médico entre hospitais públicos é um dos objetivos do Ministério da Saúde para o futuro. Por isso, foi agora o Grupo de Acompanhamento de Hospitais (GAH) que integram o Serviço Nacional de Saúde (SNS), conta o “Diário de Notícias” esta segunda-feira.

O GAH irá acompanhar o desempenho das unidades hospitalares e rentabilizar os recursos. “Muitas vezes, as instituições não comunicam entre si, mesmo para a partilha de coisas simples. O que se pretende é que este grupo possa identificar oportunidades de partilha e facilite soluções”, disse Marta Temido, presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), ao “DN”.

Se atualmente, as instituições já colaboram entre si, este “grupo vai ajudar a que isso aconteça mais e mais depressa”, explicou. Este sistema poderá ainda criar contrapartidas para as instituições que façam circular o seu pessoal médico especializado ou equipamento que não estejam a ser utilizados.

- Publicidade -

De acordo com o despacho publicado em “Diário da República” na semana passada, este grupo será coordenado entre a Administração Central do Sistema de Saúde, as Administrações Regionais de Saúde e as Coordenações da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, Hospitalares e Continuados. Apoiar o desempenho dos hospitais face “às metas definidas e aos recursos disponibilizados pelas entidades tutelares” é o objetivo definido, lê-se.

Fábio Monteiro (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.