“Governo vê os reformados como buracos na estrada”, diz Ferreira Leite

ouvir notícia

Manuela Ferreira Leite: “Estão muito contentes porque afinal prenderam alguém que, afinal, estava inocente”

A antiga ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, lamentou ontem à noite que o Governo continue olhar para os reformados como “buracos na estrada”, vendo-os apenas como “despesa pública”.

No seu habitual espaço de comentário na TVI24, a antiga governante classificou como “absolutamente inumano” o aumento da contribuição extraordinária de solidariedade (CES), hoje anunciada pelo Governo.

Segundo Ferreira Leite este aumento da CES é a quinta medida a atingir os reformados e pensionistas já penalizados com o aumento do desconto para a ADSE, cortes nas pensões de sobrevivência, o aumento da idade de reforma, e a aplicação do fator de sustentabilidade.

- Publicidade -

Para a antiga líder dos sociais-democratas, o buraco orçamental aberto pelo chumbo do Tribunal Constitucional à convergência das pensões, que estimou em 250 milhões de euros, jamais comprometeria o encerramento do programa de resgate.

“Alguém acredita que por causa de 250 milhões de euros continuaríamos com a troika?”, interrogou-se Ferreira Leite.

A antiga ministra das Finanças de Cavaco Silva, desmentiu ainda categoricamente que 80% da despesa pública esteja relacionada com os pensionistas e os funcionários públicos, garantindo que pouco passa dos 50%.

“Estão muito contentes porque afinal prenderam alguém que, afinal, estava inocente”, rematou.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.