“Grande Rota do Guadiana” já começou a ser sinalizada

ouvir notícia

.

As marcações, as sinalizações e os painéis de informação são, para já, os efeitos visíveis da “Grande Rota do Guadiana”, um novo percurso pedestre que liga o litoral ao interior do Baixo Guadiana algarvio, através de três concelhos, e que convida residentes e visitantes a partir à descoberta.

A fase de sinalização arrancou este mês, sendo que desde Vila Real de Santo António, passando por Castro Marim e terminando marcha em Alcoutim (ou vice-versa), vão ser 65 quilómetros de rota pedestre, com painéis informativos, placas indicativas, postes para suporte de marcação, bem como pinturas em elementos naturais e artificiais.

O início (ou fim, para quem começa em Alcoutim) da rota, demnominada técnicamente GR15, é em Vila Real de Santo António, onde também acontece a ligação à Ecovia do Algarve, que segue em direção a Sagres, um corredor verde com uma extensão de 214 quilómetros devidamente sinalizado.

- Publicidade -

O percurso segue para Castro Marim, atravessa a vila em direção ao Monte Francisco, passa pelas localidades de Junqueira, Azinhal, Almada de Ouro, Alcaria, Odeleite, Foz de Odeleite e entra no concelho nordestino de Alcoutim, na aldeia serrana de Corte das Donas. Aí, começa a subida do rio com passagem pelas localidades do Álamo, Guerreiros do Rio, Laranjeiras e Montinho das Laranjeiras, até ao Miradouro do Pontal. Continua pela povoação do Marmeleiro até chegar à vila de Alcoutim, onde acontece a ligação à Via Algarviana.

Paisagem, património, etnografia, gastronomia, atividade física e ar puro. Este é o segredo desta grande rota que consolida a oferta de percursos pedestre no Baixo Guadiana, aproximando o litoral ao interior serrano. A meta é “afirmar o território como uma zona pedestrianismo e de turismo de natureza”, sublinham os responsáveis da associação Odiana, entidade que implementou a nova rota.

A associação Odiana já criou no Baixo Guadiana uma rede de 135 quilómetros de percursos pedestres de pequena rota (PR), sendo que a GR15 vai ser a primeira grande via implementada neste território que permite a ligação a pé do litoral ao interior. A sinalização das denomiandas grandes rotas (GR) é feita com cor branca e vermelha, ao contrário das pequenas rotas (PR) que estão marcadas com as cores amarelo e vermelho.

A “Grande Rota do Guadiana” é um projeto financiado em 60 por cento pelo programa de apoio comunitário PRODER, no âmbito da ação “Conservação e Valorização do Património Rural”.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.