Grécia cumpre. 450 milhões ao FMI estão pagos

ouvir notícia

.

E o governo grego cumpriu. O Fundo Monetário Internacional (FMI) já recebeu os 450 milhões de euros que se venciam esta quinta-feira.

Foi uma fonte do Ministério das Finanças grego que confirmou ao pagamento ao FMI à agência Bloomberg. A agência financeira acrescenta que tentou sem sucesso vezes contactar o FMI para confirmar a notícia. Mas a agência EFE refere que o pagamento será efetivo às 16h de Atenas (14h em Lisboa), quando abrem os bancos em Nova Iorque.

A próxima tranche da Grécia ao FMI vence a 12 de maio. O valor é 746 milhões de euros, muito acima do valor entregue esta quinta-feira ao FMI.

- Publicidade -

Atenas tem estado em negociações com o chamado Grupo de Bruxelas (Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Mecanismo Europeu de Estabilidade) e sempre garantiu ter verbas para pagar as despesas de abril, que incluíam o reembolso do FMI.

Pacote de reformas

A nova lista com reformas fiscais, administrativas e de políticas do Governo de Atenas tem o primeiro propósito de levar o Estado a aceder a financiamento no curto prazo que permita fazer face às obrigações imediatas, assim como criar as condições para que o BCE permita novamente que os bancos gregos usem dívida grega como garantia no acesso a financiamento.

O novo pacote visa aumentar receitas em 6,1 mil milhões de euros, contra os cerca de 3000 milhões de euros previstos no documento anterior, mas também inclui despesas adicionais de 1,1 mil milhões.

O novo documento aponta para um excedente orçamental primário (sem juros da dívida) em 2015 der 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB), acima da meta de 3% inscrita no programa de resgate.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.