Guadi, dez anos a defender os direitos dos animais

ouvir notícia

Concurso Desfile Canino 2015

A Associação Guadi cumpre este ano dez anos de existência (foi criada em dezembro de 2005) e faz balanço de uma década de luta diária para melhorar a vida dos animais abandonados dos concelhos de Vila Real Santo António e Castro Marim, bem como promover a sua adoção.

Muitas coisas mudaram ao longo desta década, mas outras continuam iguais. “Alguns voluntários mudaram, a formação inicial da associação sofreu alterações, os cães e gatos vão mudando, mas as dificuldades mantém-se”, refere Helena Vitória.

A dificuldade de lidar com mentalidades que ainda pensam que apenas os seres humanos tem direitos, o abandono e mau trato de animais sem que haja punição dos responsáveis por tais atos, a dificuldade de acolher e tratar os animais, a escassez de meios económicos e recursos humanos. Refira-se que, à semelhança de outras associações do género, a Guadi continua a sobreviver através de donativos, quotas de sócios e angariação de fundos.

“Mas a enorme convicção de que os animais merecem uma existência digna no planeta que é de todos, nunca mudará na nossa associação. Quem conhece os animais de companhia sabe bem do que se fala quando se utiliza as palavras lealdade e amor incondicional. Qualidades por vezes tão escassas nos seres humanos”, diz a mesma responsável.

.
.

Trabalho voluntário em prol de uma causa

A Guadi é constituída por um grupo de voluntários que dedica grande parte do seu tempo livre a resolver situações de abandono e maus tratos infligidos a cães e gatos. Este trabalho passa pelo melhoramento das suas condições de vida, através do seu resgate, alimentação, tratamento de doenças, vacinação, esterilização, melhoramento e conservação de instalações e promoção de adoções.

A base do voluntariado na Guadi tem sido, maioritariamente, constituída por cidadãos portugueses, mas nos últimos anos têm-se juntado a esta causa voluntários alemães, holandeses, ingleses e espanhóis, que procuram aquela zona do Algarve para viver grande parte do ano.

“Eles elogiam e reconhecem o árduo trabalho que é feito em prol dos animais. Alguns deles, inclusivamente, recomendam a nossa zona para viver e adoptar um animal”, conta Helena Vitória, que aproveita para lançar o desafio a empresários, e aos próprios municípios, para “apostar num turismo que procura destinos onde existam locais para passear com animais, restaurantes e hotéis onde estes acompanhem os seus donos”.

Abandonos “não têm justificação”

Helena Vitória diz que, neste quadro de estrangulamento económico, verificou-se um aumento do abandono de animais na rua e nos canis, mas considera que, apesar da situação do país, estes atos não são justificáveis.

- Publicidade -
.
.

“Existirem alternativas, tais como a adoção responsável, nunca adotando animais sem condições para os ter e não esquecendo que eles crescem, alimentam-se e podem ter doenças, tal como os humanos”, explica, acrescentando que “também é preciso ter a responsabilidade de esterilizar os animais, evitando a sua reprodução descontrolada, ou pedindo ajuda para não se chegar ao extremo ilegal de deixar um ser vivo na rua, sem comida, água ou abrigo”.

A lei que criminaliza os maus-tratos contra animais, publicada em agosto de 2014, prevê que “quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias”. No caso de “resultar a morte do animal, a privação de importante órgão ou membro ou a afetação grave e permanente da sua capacidade de locomoção”, o mesmo será “punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias”.

Em relação aos animais de companhia, a lei determina que, “quem, tendo o dever de guardar, vigiar ou assistir animal de companhia, o abandonar, pondo desse modo em perigo a sua alimentação e a prestação de cuidados que lhe são devidos, é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias”.

“Cumpre-nos, a todos, sermos agentes de mudança e denunciar casos do nosso conhecimento, pois só assim a lei sairá do papel”, defende aquela responsável.

300 animais à espera de ajuda

.
.

Apesar do cenário desfavorável para os amigos de quatro patas, a Guadi tem conseguido promover a adoção de muitos animais, evitando a sobrelotação do canil/gatil intermunicipal. “É um canil/gatil de não abate. Ou seja, todos os animais, independentemente da sua idade, aspeto ou saúde, têm direito a ser ajudados, não existindo morte a não ser por doença ou causa natural”, frisa Helena Vitória.

Graças à aposta nas redes sociais, a Guadi tem uma exposição mediática que lhe permite promover adoções no país e no estrangeiro. A sua página no fecebook conta actualmente com cerca de 6000 fãs/amigos e o blog já tem mais de 85 mil visualizações. Neste momento há 147 cães e 150 gatos no canil/gatil intermunicipal que necessitam de ser ajudados.

.

.

.

.

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Mulher morre após queda de um poço em Santa Rita

O dia de ontem ficou marcado pela morte de uma mulher de 70 anos,...

Luís Montenegro apresenta hoje composição do novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresenta esta quinta-feira, dia 28, ao Presidente da República...

Faturação dos negócios na região sobe 13% durante fim de semana do MotoGP

A faturação dos negócios na região subiu 13% durante o Grande Prémio de Portugal...

Loulé lança ação de capacitação para atividades económicas no espaço rural

O município de Loulé tem abertas inscrições, até 15 de abril, para uma ação...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.