Guitarra portuguesa marca quarto aniversário do Museu de Portimão

ouvir notícia

.

No dia 12 de maio assinala-se o quarto aniversário do Museu de Portimão, que já ultrapassou os 250 mil visitantes, sendo a data marcada pela inauguração da exposição “A Guitarra Portuguesa”, às 17h30, altura em que também será inaugurada a mostra de fotografia “Juízo Final”.

A exposição sobre a guitarra portuguesa proporcionará a oportunidade de se conhecer as origens do instrumento, os seus construtores, as suas formas, modelos e tendências, cujo som característico tirado das suas 12 cordas foi um dos principais motivos para que o fado, considerado a canção nacional portuguesa, tenha sido consagrado como Património Imaterial da Humanidade.

- Publicidade -

Tudo isto e muito mais pode ser apreciado nesta mostra, patente até 30 de setembro, em que os protagonistas são a guitarra portuguesa e os seus construtores, dos quais se destacam os nomes de Álvaro da Silveira e das famílias Grácio e Cardoso, sendo devidos um agradecimento especial ao colecionador José Paulo Costa e ao Museu do Fado.

Portimão e fotografia em destaque

O dia 12 de maio é também a data da realização da 12ª Corrida Fotográfica de Portimão, o mais importante certame do género a sul do Tejo, no qual os concorrentes têm o ensejo de descobrir o espaço geográfico do município, através de um renovado e atualizado olhar pelos aspetos do seu património cultural e natural, suas gentes, atividades e vivências.

No mesmo dia será inaugurada a exposição da fotógrafa Cinda Miranda “Juízo Final” que, segundo a crítica especializada, conjuga dureza com romantismo nas imagens que capta.

Esta exposição faz parte do PUFF – Portugal Underground Film Festival, que decorrerá no Museu de Portimão entre 8 e 16 de junho próximo.

Sábado em Família mais doce

Por fim, entre as 15h00 e as 17h30 do dia de aniversário, e num ambiente festivo, o doce fino será a matéria-prima escolhida para desafiar a criatividade de pequenos e graúdos na construção de formas e figuras ligadas à história do Museu, no âmbito de mais um Sábado em Família.

Ainda integrado no seu quarto aniversário, o Museu de Portimão assinala a 18 de maio o Dia internacional dos Museus, abrindo gratuitamente as portas ao público.

O Museu de Portimão funciona às terças-feiras das 14h30 às 18h00 e de quarta a domingo entre as 10h00 e as 18h00, encerrando às segundas-feiras.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.