Há 36 países onde é melhor envelhecer do que em Portugal

ouvir notícia

.

Foram analisadas 96 nações, isto é, 91% da população mundial com 60 ou mais anos. O estudo da Global AgeWatch , publicado a propósito do Dia Internacional do Idoso (assinalado esta quarta-feira) e que foi apresentado nas Nações Unidas, coloca a Noruega, Suécia e Suíça nos três primeiros lugares; Cisjordânia, Moçambique e Afeganistão são os últimos. Portugal ficou em 37º lugar , três posições abaixo do ano passado.

As classificações foram atribuídas com base em 13 indicadores, divididos por quatro critérios: estabilidade de rendimento, estado de saúde, emprego e educação e ambiente favorável.

Portugal obteve a sua melhor classificação no primeiro critério – 12º lugar, uma subida de cinco posições em relação ao ano passado -, que avalia indicadores como os rendimentos de pensões, o índice de pobreza e o PIB per capita.

- Publicidade -

Mas quando se fala em emprego e educação, Portugal tem a sua pior classificação, um 79º lugar que o coloca atrás de países como o Vietname, Colômbia e Cambodja. A Noruega é quem se sai melhor aqui e a Cisjordânia é quem leva a pior nota.

No indicador “saúde”, que avalia fatores como a esperança média de vida e a esperança média de vida saudável aos 60 anos, o Japão substitui a Suíça no primeiro lugar e o Afeganistão volta a ocupar o último. Em Portugal, os idosos parecem estar mais saudáveis do que no ano passado. O país subiu cinco posições e ocupa agora o 23º lugar.

No indicador “ambiente favorável”, que avalia a dependência de familiares, amigos e terceiros, Portugal passou do 37º para o 51º lugar. A Suíça ocupa agora o lugar da Holanda, em 1º, e Moçambique e o Paquistão estão na cauda do ranking.

Segundo o Global AgeWatch Index, em 2012 existiam 809 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Este ano esse número subiu para 868 milhões, isto é, cerca de 12% da população mundial. O estudo prevê que em 2050 quase um quarto da população global tenha mais de 60 anos. Nessa altura, haverá mais idosos do que jovens com idades abaixo dos 15 anos.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.