“Há coisas que nã se dizem igual em tôd´s os sit´s”

ouvir notícia

A obra inclui vários vocábulos, frases e pronúncias características da serra de Monchique

Chama-se “Glossário Monchiqueiro” e expõe, através de palavras e de expressões típicas da região, os saberes e os costumes da serra de Monchique. O livro é o resultado de um trabalho de várias décadas, levado a cabo por Mário Duarte, para “deixar o testemunho duma cultura que receio que se venha a perder a muito curto prazo”

“Ele há coisas que nã se dizem igual em tôd’s os sit’s. Numa banda é duma manêra, nôtra banda é dôtra.” É disso mesmo que trata o novo livro “Glossário de Monchique, da autoria de Mário Duarte, mais conhecido localmente como o “Parente de Refóias”.

A obra, que foi apresentada na passada segunda-feira, em Monchique, inclui vários vocábulos, frases e pronúncias características que o autor aprendeu, quase na totalidade, na sua infância e, posteriormente, “no contacto com pessoas mais velhas, que sempre viveram na serra de Monchique, muitos dos quais já não estão entre nós”.

- Publicidade -

“O qu’ ê cá dig’ aqui, aprendi quái tudo im môce-pequeno. Passados anos, semp’e fui ôvind’ uma cois’ ó ôtra daquela famila mái antiga cá da serra, que nunca se foram embora de cá. A nã ser os que já foram p’ ô céu, ‘tá bom de ver”, explica Mário Duarte no bom falar “monchiqueiro”…

(Notícia completa na próxima edição do JA – dia 28 de abril)

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.