Há quem enriqueça a vender imóveis alheios

ouvir notícia

Sérgio Martins, presidente da Junta de Santa Bárbara de Nexe, concelho de Faro, não tem dúvidas: há quem ande a enriquecer a vender imóveis alheios. Desde que denunciou as fraudes nas redes sociais, apareceram casos idênticos em todo o Algarve, mas só na sua secretária repousam uma dezena de casos fraudulentos, de gente que vende propriedades que não são suas. Sérgio Martins já descobriu três grupos organizados e denunciou-os ao Ministério Público

Quando finalmente decidiu denunciar o que se passava com as suas populações, ainda antes do verão o presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe já tinha uma resma de 10 casos amontoados na sua secretária, todos tirados a papel químico. E tinha removido as dúvidas que lhe restavam: havia grupos organizados de malfeitores que usurpavam o que não era deles e lucravam dezenas ou centenas de milhar de euros com negócios fraudulentos, com recurso à figura da usucapião ou da inscrição de um prédio omisso.


Hoje, e até perante a enorme quantidade de mensagens que a sua denúncia nas redes sociais provocou, desde a publicação, em maio, Sérgio Martins, eleito pela CDU naquela freguesia do concelho de Faro, é perentório e está seguro do que diz: “Na minha freguesia identifiquei três grupos organizados. Nenhum deles com cabecilhas daqui. Um é um tipo de Olhão, agente imobiliário; noutro grupo, o cabecilha é um inspetor das finanças reformado e noutro é uma agente imobiliária”, disse ele há dias ao JA.


Adiantou que os primeiros casos visíveis têm 3 a 4 anos.


A fraude ocorre amiúde nos concelhos de Faro e Loulé, mas o autarca está convencido – pelo feedback que as suas filmagens obtiveram junto de utilizadores das redes sociais – que está disseminado pela região e até pelo País. O modus operandi, contudo, parece ser sempre o mesmo. E o primeiro passo é encontrar um imóvel antigo, ou uma ruína, pouco ou nada utilizado e, por outro lado, um indigente, utilizador de drogas ou alcoólico que servirá de suposto proprietário do imóvel, a que se juntarão outros dois, para servirem de testemunhas. Em síntese, alguém que precise de pouco dinheiro e muito rapidamente.


“O objetivo é certificarem um desgraçado qualquer como proprietário de um bem imobiliário e a seguir vender logo para o comprador final. E, entretanto, embolsam 100 mil euros. Não tiveram nenhum custo na aquisição, a não ser os 200 ou 300 euros que deram a uns drogados para servirem de testemunhas ou testas-de-ferro. Esses indivíduos em nome dos quais eles registam os terrenos nem sequer sabem onde fica a propriedade”, detalha Sérgio Martins.

Quase não restam testemunhas dos anos 80


Quase literalmente a arder fica o proprietário inicial, que ficou sem o terreno e está a leste do que se passa nas suas costas, e (às vezes) o comprador final, porque quando a trama se descobrir pode ser anulada. “O legítimo dono não vai pedir dinheiro a um drogado que nunca viu a cor do dinheiro, a não ser 200 euros. Ele vai-lhe pagar como?”, questiona Sérgio Martins, lembrando que a essa hora já o autor e executor da ideia “se pôs a milhas” com o dinheiro do negócio.


“Identificam a ruína ou casa abandonada (as casas valem mais dinheiro do que os terrenos), a seguir agarram num tipo qualquer, que vai ao notário declarar que comprou aquilo verbalmente nos anos 80 e desde então toma conta daquilo à vista de toda a gente e sem oposição. O registo nunca foi feito e agora vem fazer a justificação para fazer o registo, o tal usucapião, ou a inscrição de um prédio omisso nos registos”, reforça, sublinhando que normalmente como data de fecho do suposto negócio, é dada uma data muito atrasada, porque isso tem vantagem: “Depois se alguém reclamar tem que ir buscar testemunhas da altura, tipo anos 80, e eles já morreram, ou mudaram, ou desapareceram. É difícil encontrar alguém dos anos 80 que testemunhe que não foi vendido verbalmente. Há casos de terrenos com várias parcelas e as pessoas até pagam menos IMI e ficam contentes e depois vai-se a ver e desapareceu uma parcela e o proprietário nem tinha dado por isso”.


“Tenho uns 10 casos desses já, em quatro ou cinco anos”, garante o eleito local, que jura terem aparecido dezenas de pessoas vítimas de fraudes congéneres desde que postou o caso no Facebook, em maio. “Fui com a informação toda, e apareceram advogados e pessoas vítimas dessas operações. Depois fui à PJ dar-lhes conhecimento e levei documentos, em agosto”.

- Publicidade -
Sérgio Martins junto a um dos terrenos que foram objeto de tentativa de venda fraudulenta,
em Santa Bárbara de Nexe


O primeiro caso de que Sérgio se lembra foi espoletada por uma funcionária da junta cuja familiar se viu confrontada com uma dessas situações. “Acompanhei a situação, que na altura me parecia ser um caso isolado. Entretanto começaram a aparecer outras reclamações com o mesmo teor. E há um ano e tal houve um edital na junta de um indivíduo de Loulé que dizia que tinha comprado verbalmente uma propriedade aqui na freguesia, em 1980 e tal, sem escritura, mas dizia que desde então tomava conta da propriedade. Eu como conhecia a propriedade bastante bem denunciei aquilo ao Ministério Público. A dizer que parecia mesmo ser uma fraude”.


Passado um ano, apareceu um senhor na junta a pedir “para recolher um edital que nunca tinha ali dado entrada e eu fui confrontar o senhor, que estava a ser indelicado com as funcionárias. No fundo estava a tentar atrapalhar as moças a ver se elas carimbavam como o edital tivesse estado afixado. Era um homem de 60 e tal anos, bem apresentável e bem-falante. E ele falou numa propriedade dos Gorjões de que eu tinha feito queixa, mas já estava a resolver o assunto. Concluí que era o mesmo que tinha estado envolvido na outra situação em que fiz queixa. Fiquei a saber depois que aquilo foi a tribunal e foi declarado nulo. E ele estava na companhia de um outro senhor e de um outro e achei estranho”.


E foi aí que decidiu pôr o caso nas redes sociais, avisar as pessoas para terem cuidado, verem os seus registos: “Foi através do Facebook que eu consegui identificar a pessoa, o tal inspetor principal das finanças. Os vídeos têm milhares de comentários. São três redes de chicos-espertos ou ligados a agências imobiliárias ou às finanças que arranjaram uma maneira de registar em nome de um desgraçado qualquer – um bêbado, um drogado, um indigente – registam em nome deles, mas já têm uma pessoa em vista para uma venda. Eles só fazem isto tudo quando já têm um comprador”, sublinha Sérgio Martins.

“Tentaram vender-me o meu próprio terreno”


Após a denúncia do autarca do concelho de Faro, o JA chegou à fala com a proprietária de um terreno próximo de Almancil a quem chegaram a tentar vender um terreno que era dela (!), depois de ter rejeitado um negócio com um terreno contíguo: “Apareceu-me um senhor com aparência de ser de Leste e propôs-me vender um terreno contíguo ao meu. Claro que me interessava aumentar a propriedade. De repente começa a falar de outra propriedade que era a minha e eu descobri que não passava de um esquema fraudulento!”, disse ao JÁ a lesada, que por razões de segurança prefere ser tratado como Luísa F.
“Aconteceu comigo e está a tornar-se comum este fenómeno da venda ilícita de terras com proprietários e sem usucapião, sem que os seus proprietários saibam, retirando direito de serventia às outras hortas, com a usurpação, por terraplanagem ou mesmo por venda ilícita”, acrescentou Luísa F.


Sobre a venda ilícita de courelas em Almancil, Ludo, Esteval e outras terras próximas, Luísa F mostrou ao JA documentação que identifica o indivíduo que lhe tentou vender um imóvel de forma fraudulenta e as mensagens trocadas com ele.


“Este indivíduo também anuncia venda de terrenos em Querença, Alte e Loulé. Não se tratando de usucapião nem de outra figura aceite, os terrenos são anunciados à descarada na Internet, em plataformas de venda em redes sociais, sem conhecimento dos legítimos proprietários, apenas através de burla simples ou agravada, forjando documentos, que aparentam ter a necessária cobertura de outras entidades. Tendo denunciado o caso às autoridades competentes, assusta-me a desinformação dos proprietários de muitas pequenas terras, tanto no Ludo como na serra ou no barrocal, que estão descansados, pagando as suas contribuições.


Segundo Luísa F., conhecem-se casos similares com proprietários residentes no Esteval, em Almancil e em Santa Bárbara de Nexe, “mas raramente as pessoas denunciam as situações principalmente porque a justiça paga-se bem e porque não acreditam nela. Conheço um único caso em tribunal, o de um terreno junto ao cemitério de Santa Bárbara de Nexe, que foi vendido por 100mil euros à revelia da sua proprietária”.

João Prudêncio

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

Pint of Science estreia em Faro para aproximar a Ciência da Comunidade

Faro está prestes a receber uma estreia com a chegada do Pint of Science...

Silves realiza batida fotográfica “ABRIL EM FLOR”

Vai realizar-se a batida fotográfica “ABRIL EM FLOR” associada ao Silves Runners PLOGGING CHALLENGE...

Concurso “Cores e Formas dos Nossos Artistas” celebra os 50 anos da Revolução

O concurso "Cores e Formas dos Nossos Artistas" vai juntar artistas do concelho de...

Acidente rodoviário em VRSA provoca um ferido grave

Ontem, pelas 17h20, aconteceu um acidente rodoviário, na Estrada da Mata, em Vila Real...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.