“Há vinhos do Algarve em Portimão” vai promover património local

ouvir notícia

.

O Município de Portimão e a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) acabam de assinar um protocolo de colaboração sob o lema “Há vinhos do Algarve em Portimão”, que visa promover a produção do vinho algarvio e o património gastronómico do concelho.

O documento foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, e por Carlos Gracias, presidente de direção da CVA, por ocasião da tertúlia “Há vinhos do Algarve”, a primeira de um conjunto de atividades já programadas ao abrigo deste protocolo e que no passado sábado juntou algumas dezenas de pessoas na Casa Manuel Teixeira Gomes, as quais ficaram a conhecer um pouco mais sobre as potencialidades da produção vitivinícola regional.

No âmbito do protocolo, o município de Portimão agirá como facilitador no envolvimento dos diversos parceiros, como restaurantes e hotéis, agentes de animação turística, adegas e produtores, Escola de Hotelaria, Turismo do Algarve, museus e outros.

- Publicidade -

Nesse sentido, foi criada a chancela “Há vinhos do Algarve em Portimão” para promover a produção do vinho do Algarve, que se distingue pelas colheitas de branco, tinto e rosé, e para afirmar cada vez mais Portimão como uma das zonas vitivinícolas da região e polo dinamizador desta atividade económica, através dos seus quatro produtores: Quinta do Morgado da Torre, Quinta da Penina, Herdade dos Pimentéis e Monte das Laranjeiras.

Quanto à CVA, prestará todo o apoio técnico necessário e coordenará, com a colaboração dos produtores, a realização de ações que promovam e fomentem os vinhos produzidos na região.

Workshop “Iniciação à prova”

O conjunto de iniciativas sob o mote “Há vinhos do Algarve em Portimão” inclui a instalação na Casa Manuel Teixeira Gomes de um espaço de venda e promoção dos vinhos do Algarve, além de outros produtos da gastronomia local, como doces e conservas.

Estão também programadas várias ações e eventos dirigidos a diferentes públicos, sendo a próxima iniciativa o workshop “Iniciação à prova”, marcado para 25 de maio na Casa Manuel Teixeira Gomes, a partir das 18h00, e no qual o formador Mário Andrade, responsável pelo departamento de I&D do Grupo João Portugal Ramos, abordará as noções básicas da prova de um vinho.

O especialista, que foi consultor em diversas adegas das regiões do Alentejo, Algarve, Dão, Lisboa, Tejo e Terras do Sado, fará uma explicação técnica e teórica sobre a análise sensorial, com especial incidência na perceção da sensação determinada pela visão, pelo aroma e pelo gosto, podendo os participantes testar os conhecimentos adquiridos através da prova de vinhos do Algarve apresentados no local, e trocar impressões com os respetivos produtores presentes.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição obrigatória, até um máximo de 40 pessoas.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.