Haverá um congelamento da carreira docente disfarçado neste bloqueio negocial?

Por parte dos professores e educadores foram sempre vistas com grande satisfação e entusiasmo as medidas tomadas pelo primeiro governo de António Costa, que voltaram a permitir a progressão na carreira docente e o fim dos cortes nos salários. Contudo, a grande insatisfação surge quando esse mesmo governo vem anunciar que todo o tempo de trabalho efetivo, que não foi permitido progredir na carreira docente, deveria ser apagado e esquecido. Essa decisão levou a que o real tempo de serviço que os professores e educadores do ensino público estiveram a trabalhar e a cumprir profissionalmente, de um modo geral considerado bom, muito bom e até excelente, não os colocasse no justo e merecido escalão da carreira. Perante isto, os professores e educadores sentiram a necessidade de reivindicar. Chegando mesmo a fazer greves e ir para a rua protestar pelos seus direitos.


Hoje, uma pequena parte desse tempo de serviço está a ser contabilizado para a progressão na carreira docente, mas com bastantes entraves e irregularidades que permitiram demoras na efetiva colocação no escalão certo e injustas ultrapassagens de quem tem menos tempo de serviço em relação a quem tem mais.

O tempo de serviço que falta contar faz parte de um conjunto de problemas que importa resolver, tendo o governo adotado uma política de indiferença e falta de respeito, ao não cumprir a Lei e recusar-se a negociar com as organizações sindicais.


Os sindicatos da FENPROF têm recorrido a todos os meios democraticamente possíveis, para não deixar que os problemas relacionados com a carreira docente venham a cair no já esperado esquecimento. Fazendo-se valer de todas as iniciativas políticas que caracterizam a forma de luta das organizações sindicais, a FENPROF tem apresentado propostas que possibilitam a regularização da carreira docente, assim que o ministério da educação se disponibilize para o diálogo e a negociação.

É de extrema relevância mencionar que os sindicatos da FENPROF têm sempre presente a situação financeira e económica do país, quando decidem apresentar propostas de solução, isto é, não se baseiam apenas numa reivindicação direcionada e focada, sem se inteirar das possibilidades e das consequências. Deste modo, para que a carreira docente seja regularizada, esta organização sindical exige que a recuperação de todo o tempo de serviço que ainda está por contabilizar seja feita de modo faseado; que sejam abertas vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões, com o mesmo número de docentes que se encontram na lista a aguardar a vez, tendo claro que não é justa a imposição de listas e números de vagas de acesso a escalões, quando os meios de acesso não são iguais para todos; que esta carreira permita a progressão e o acesso aos escalões a todos os docentes, sem entraves e sem ultrapassagens; que a carreira inclua também os professores e educadores que, todos os anos, são colocados nas sala de aulas, mas que precariamente veem adiada a sua integração e progressão, por lhes ser impedido o acesso a um vínculo definitivo e imposta uma eterna situação de contrato a termo resolutivo.


Houve um tempo em que os professores acreditaram em possíveis melhorias na carreira docente, promovidas por um governo que se considerou interessado e com iniciativas. Neste momento e infelizmente, só nos resta manter o punho erguido e lutar para que não se esqueçam que os professores e educadores exigem que os problemas com solução sejam descongelados e que sejam desbloqueados num diálogo aberto e numa negociação que leve à resolução e à melhoria do ensino em Portugal.

Emmanuel Luz

Professor, Dirigente sindical do SPZS

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.