Hernâni Carvalho e Paulo Sargento debatem perigos das novas tecnologias

ouvir notícia

A palestra decorreu este sábado no auditório do castelo de Alcoutim

“Os Perigos das Novas Tecnologias para Crianças e Jovens”, foi o tema levado a debate nas jornadas organizadas pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Integrada de Alcoutim (APEEEBIA), no passado sábado.

Hernâni Carvalho (jornalista, licenciado em Psicologia Clínica e Doutorando em Psicologia) e Paulo Sargento (psicólogo e professor de Psicologia Forense na Universidade Lusófona) foram os convidados da palestra que reuniu cerca de 60 pessoas no auditório do Castelo de Alcoutim.

Hernâni de Carvalho trouxe a debate a ideia de que o principal perigo da internet é a ignorância dos adultos. Muitas vezes, explicava o jornalista, os pais descansam porque o filho está em casa e esquecem-se, ou desconhecem, que “um filho ligado à internet é um filho no mundo (…) não temos noção de que deixarmos o nosso filho sozinho no computador, fechado no seu quarto, é deixá-lo exposto a todos os perigos que nós conhecemos e mais uma data deles que não se sabe que existem”.

- Publicidade -

A ignorância foi fruto de uma rápida evolução das novas tecnologias, mas o jornalista assenta que “mesmo não percebendo, temos de supervisionar” e que, como educadores, temos a obrigação de nos atualizar.

Nesta sequência de ideias, o também cronista e escritor deixa uma crítica à iniciativa dos portáteis Magalhães, distribuídos pelo Governo, afirmando que se deram computadores a todas as crianças, sem ter em linha de conta que professores e pais não estavam preparados para os usar.

O jornalista salientou ainda a importância de saber dizer não a um filho, relativamente ao uso das novas tecnologias, garantindo que, se não o fizermos “andamos a criar seres estranhos e perigosos (…) estamos a criar um psicopata em potência”.

A comunicação de Paulo Sargento incidiu nas vantagens da utilização da internet, explicando que hoje é uma ferramenta a que não podemos dizer não: “dizer que não a um computador era a mesma coisa que dizer que não ao bloco e ao lápis aqui há uns anos”.

O psicólogo defende que a resistência às novas tecnologias é também um perigo: “O meu filho nunca mexe no computador, é mais grave, do meu ponto de vista, do que o meu filho está sempre metido no computador”. Paulo Sargento sublinhou também, no entanto, que “há mais mundo para além das novas tecnologias” e que os educadores não devem esquecer-se disso.

O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral, encerrou a sessão alertando para a dependência da internet, que tem vindo a crescer entre os jovens, rematando, acerca do tema, que gostaria “que as pessoas fossem donas de si”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.