Hillary Clinton com nomeação democrata quase garantida após vencer em Porto Rico

ouvir notícia

.

Oito anos depois de bater o então senador pelo Illinois, Barack Obama, nas primárias democratas em Porto Rico, Hillary Clinton voltou a sair vencedora no território associado dos Estados Unidos, cujos eleitores, apesar de não votarem nas presidenciais de novembro, ganharam importância redobrada neste ano de eleições, ao colocarem a ex-Secretária de Estado mais perto do que nunca da nomeação democrata nas primárias deste domingo.

Neste momento, e depois de ter destronado o senador pelo Vermont, Bernie Sanders, com uma larga vantagem naquele território, Clinton precisa apenas de mais 28 delegados eleitorais para atingir a barreira mínima de 2383 que garantem a um candidato a nomeação do Partido Democrata na Convenção Nacional, que este ano acontece entre 25 e 28 de julho em Filadélfia, no estado da Pensilvânia.

Há oito anos, com a nomeação democrata a fugir-lhe por entre os dedos, Clinton apostou em força no território norte-americano durante as primárias contra Obama, fazendo campanha nas ruas de San Juan nas traseiras de um camião ao som de música latina e acabando por destronar o então senador com 68% dos votos.

- Publicidade -

Desta vez, Clinton não fez campanha no território, preferindo concentrar-se na Califórnia, o próximo grande estado a ir a votos no processo de primárias, que fica concluído já a 14 de junho. Foi a partir de lá, da cidade de Sacramento, que agradeceu aos eleitores de Porto Rico — dezenas de milhares deles hoje a viverem na Florida após fugirem às dificuldades económicas que o arquipélago atravessa há vários anos.

Neste momento, a ex-Secretária de Estado tem garantidos 1807 delegados e 548 superdelegados, contra 1517 + 46 para Sanders. A próxima etapa das primárias acontece amanhã, na última superterça-feira da corrida. Em disputa estará um total de 806 delegados eleitorais nos estados da Califórnia, Montana, New Jersey, Novo México, Dakota do Norte e Dakota do Sul. O processo de votações ficará concluído na próxima semana, com as primárias democratas de Washington DC.

Joana Azevedo Viana (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.