Hoje em Loulé: Conferência sobre “aliança” entre a cidade e a natureza

ouvir notícia

O geógrafo João Ferrão irá proferir hoje, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé, uma conferência subordinada ao tema,“Cidade e Natureza: para uma nova aliança respeitadora”.  

Esta apresentação, que se insere no âmbito do Ciclo “Horizontes do Futuro”,   irá abordar um tema bem atual, que preocupa os responsáveis de todo o mundo, e “estará, certamente, em consonância com aquelas que têm sido algumas das posições da Autarquia de Loulé em matéria ambiental e no que à adaptação às alterações climáticas diz respeito” – afirma-se em nota de imprensa.

Historicamente, as cidades desenvolveram-se demarcando-se das áreas rurais envolventes (das velhas muralhas aos recentes perímetros urbanos) e contra a natureza (ocultando-a ou substituindo-a por elementos naturais domesticados). No entanto, desde o início deste século aumentaram as evidências de que as cidades necessitam, pelo contrário, de criar relações de osmose com as áreas envolventes e com a natureza em geral, seja para se defenderem melhor de ameaças naturais provocadas pelas sociedades modernas (alterações climáticas, por exemplo), seja para garantir padrões mais sustentáveis de desenvolvimento pessoal, social e territorial. Neste contexto, a ideia de cidades amigas do ambiente é interessante e útil, mas limitada. Necessitamos de uma aliança cidade-natureza duradoura e dinâmica, criada a partir de uma visão estratégica de longo prazo guiada pelo conceito ambicioso de futuros desejáveis.

- Publicidade -

Nascido em 1952, João Ferrão é licenciado em Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e doutorado, também pela Universidade de Lisboa, em Geografia Humana.

É investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde coordena o Grupo de Investigação “Ambiente, Território e Sociedade” e o Conselho dos Observatórios.

Desenvolve investigação nos domínios da geografia, do ordenamento do território e do desenvolvimento regional e urbano.

Foi consultor da OCDE e coordenou diversos estudos de avaliação de políticas públicas para o Governo português e para a Comissão Europeia.

Foi Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades e pró-Reitor da Universidade de Lisboa.

É representante do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas no Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. u�f 190304204

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.