Hoje há restrições ao trânsito em quatro cidades algarvias

ouvir notícia

Esta quarta-feira, a prioridade será andar a pé, de bicicleta ou de transportes públicos

Faro, Tavira, Lagos e Vila Real de Santo António aderiram ao Dia Europeu Sem Carros e esta quarta-feira vão ter várias ruas onde só se poderá circular a pé, de bicicleta ou nos transportes públicos.

Em Lagos, as restrições ao trânsito automóvel decorrem em todo o centro histórico (zona intra-muralhas), entre as 09h00 e as 17h00. Atividades desportivas, rastreios cardiovasculares, exibição do documentário “HOME – O Mundo é a Nossa casa” (21h00, na Biblioteca Municipal) e a monitorização do ruído e da qualidade do ar são outras das atividades previstas. Até sexta-feira, realizam-se ações de sensibilização e informação sobre o tema “Acessibilidades e Mobilidade para Todos” destinadas a gabinetes de arquitetura e engenharia, operadores turísticos, de transportes e comerciantes, bem como a técnicos municipais.

Em Vila Real de Santo António, a Avenida da República estará encerrada ao trânsito (entre o Torreão Sul e a Rua Dr. Manuel de Arriaga), das 9h00 às 17h00. Está ainda prevista a monitorização acústica e da qualidade do ar, bem como a realização da denominada Algarve Green Vehicle Challenge, corrida de veículos ecológicos que passará também por Castro Marim e Monte Gordo (começa às 10h00 e a entrega dos prémios será às 15h00 na Praça Marquês de Pombal). A autarquia vila-realense disponibiliza bicicletas gratuitamente entre as 09h30 e as 18h00 na Praça Marquês de Pombal (em VRSA) e na Avenida Infante D.Henrique (em Monte Gordo).

- Publicidade -

Em Faro não haverá circulação automóvel na zona da Cidade Velha.
Entre as 09h00 e as 17h00 decorrerão várias iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável nos largos da Sé e Afonso III. O programa inclui atividades desportivas, disponibilização de veículos a pedal, experiências com veículos não poluentes, bem como atividades dirigidas às crianças (insufláveis, jogos tradicionais e ações de sensibilização). Estão ainda previstos dois passeios de bicicleta a partir do Largo da Sé: pela Ria Formosa (10h00) e pela cidade de Faro (15h00).

A cidade de Tavira também aderiu ao Dia Europeu Sem Carros e, hoje, não há circulação automóvel na zona da Vila-a-dentro, Praça da República e Ponte das Forças Armadas, bem como nas ruas do Cais, da Liberdade, Jacques Pessoa, Dr. José Pires Padinha, 5 de Outubro, Pelames e Gonçalo Velho. Os cidadãos poderão utilizar os Transportes Urbanos de Tavira (TUT) gratuitamente entre as 09h00 e as 18h00.
A atividades estarão centradas no Jardim do Coreto e na Praça da República, com exposições, gincanas de bicicletas, passeios de karts, parede de escalada e insufláveis. Ás 10h00 decorre um passeio de bicicleta pela Ecovia do Algarve, com partida e chegada à Praça da República. A Biblioteca Álvaro de Campos acolhe uma ação de sensibilização dedicada às energias e às alterações climáticas (16h00). O programa encerra com uma marcha passeio que tem início agendado para as 21h30 nas arcadas dos Paços do Concelho.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.