Homenagens e programa cultural no aniversário da cidade

ouvir notícia

245 anos da fundação de Vila Real de Santo António

Assinala-se na próxima segunda-feira, 13 de maio, feriado municipal, o aniversário da fundação de Vila Real de Santo António com um programa cultural e sessão solene, durante a qual serão homenageadas personalidades que se destacaram pelo seu mérito.

Os festejos iniciam-se com o hastear da bandeira, às 9h00, na Praça Marquês de Pombal a que se seguirá 10h30, a Sessão Solene Comemorativa da Fundação de VRSA, no Centro Cultural António Aleixo.

- Publicidade -

Durante a cerimónia, para além das homenagens, serão entregues diplomas de mérito aos melhores alunos e aos funcionários autárquicos com 18 anos de serviço.

Na tarde de segunda-feira, terá ainda lugar o espetáculo multidisciplinar Elastic, na Avenida da República, às 18h30. Do encenador João de Brito, Elastic é uma performance que mistura teatro e concerto.

O elenco é composto por Diogo Valsassina, Inês Monstro, Jorge Albuquerque e Luís Simões, contando com a consultoria musical de Paulo Furtado, The Legendary Tigerman.

Integrado nas comemorações, Uma exposição de fotografias e poemas de autores locais «A Vila Real Àquela», terá lugar na Biblioteca Municipal, que será acompanhada de uma tertúlia, no dia 11, às 16h00.

A história local e do concelho está também presente no programa, nomeadamente através da exposição «Fortificações e Sistemas Defensivos no concelho de VRSA» e da sessão do Arquivo entre Histórias, dedicada às Baterias de VRSA na cartografia militar setecentista, a 31 de maio. Ambas as atividades têm lugar no Arquivo Histórico.

No que se refere ao programa cultural, o cartaz integra o festival «Arte sem Fronteiras» (11 de maio), organizado pela Companhia de Dança «Splash», assim como a II edição do espetáculo «Fado Filarmónico» (12 de maio), organizado pela Associação Cultural de VRSA.

Além destas atividades, as celebrações da fundação de VRSA contemplam ainda a apresentação do livro «Educação Motora: realidade, utopia ou distopia» (10 de maio), de João Caldeira Romão; a II Maratona de Fotografia pelo concelho de VRSA (11 de maio), assim como o Jogo de Veteranos, organizado pelo Lusitano FC, também a 11 de maio.
Todas as iniciativas têm entrada livre.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.