Hospitais apresentam planos de redução da despesa até 12 de Julho

ouvir notícia

Os hospitais públicos têm até ao dia 12 de julho para apresentar à ministra da Saúde um plano de redução da despesa para este ano, segundo um despacho publicado hoje em Diário da República.

Esta medida já tinha sido anunciada pela ministra Ana Jorge no dia 24 de maio, mas o prazo de 20 dias dado aos hospitais para a elaboração do plano só começa a contar a partir da data de assinatura do despacho, a 22 de junho.

As linhas de orientação gerais deste plano, também publicadas em Diário da República, definem que os hospitais devem reduzir pelo menos cinco por cento a despesa com horas extraordinárias prevista para o segundo semestre deste ano.

- Publicidade -

Devem ainda assegurar que a despesa com farmácia hospitalar não cresce acima de 2,8 por cento e reduzir pelo menos dois por cento a despesa com fornecimentos e serviços externos.

Reduzir as despesas com a frota automóvel, nomeadamente viaturas de serviço afetas aos administradores, é outras das medidas delineadas nas linhas orientadoras anexas ao despacho conjunto da ministra da Saúde e do ministro das Finanças.

O documento aconselha ainda à elaboração de um “Guia de combate ao desperdício”, que tenha uma forte participação dos profissionais.

Este plano de redução da despesa por parte dos hospitais faz parte de uma lista de 10 medidas anunciadas por Ana Jorge que contribuirão com 50 milhões de euros na redução global da despesa do Serviço Nacional de Saúde.

ARP

Lusa/JA

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.