Hospitais com falhas no tratamento da pneumonia

ouvir notícia

O tratamento de pneumonias em crianças na grande maioria dos hospitais não cumpre os critérios máximos de qualidade. A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) identificou falhas em procedimentos relacionados com a administração de antibióticos.

A segunda avaliação anual de 2013 do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) detetou que nenhum dos 116 hospitais – públicos, privados e do setor social – avaliados no âmbito da excelência clínica cumpria na íntegra as três recomendações clínicas estudadas para a pneumonia, no foro da pediatria.

No caso, “a colheita de sangue para hemocultura antes do início da antibioterapia para doentes com pneumonia”, o início da “antibioterapia nas primeiras seis horas após a chegada” ao hospital e a “seleção inicial de antibióticos para doentes imunocompetentes (cujo sistema imunitário responde normalmente) com pneumonia adquirida na comunidade”.

- Publicidade -

A classificação máxima para a excelência clínica – atribuída quando o “prestador cumpre com todos os parâmetros de qualidade exigidos” e fica “posicionado na categoria superior” – foi igualmente rara em outras valências médicas. Foram os casos da cirurgia de revascularização arterial, técnica de cirurgia vascular, do tratamento cirúrgico da fratura proximal do fémur, na área da ortopedia, e dos cuidados neonatais, em pediatria.

Ao invés, a cirurgia de ambulatório (sem internamento), as histerectomias (extração do útero), os partos e cuidados pré-natais e as artroplastias totais da anca e do joelho (substituição da articulação) reuniram um número significativo de hospitais distinguidos com a melhor nota.

No balanço global, dos 116 hospitais avaliados no parâmetro da excelência clínica, 106 tiveram nota positiva por cumprirem todos os critérios de qualidade exigidos.

Vera Lúcia Arreigoso (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.