Hotel Guadiana abre como primeira unidade cinco estrelas em VRSA

ouvir notícia

A fachada principal do Grand Hotel Guadiana

Depois de uma profunda empreitada de requalificação, o histórico Hotel Guadiana reabriu portas, trazendo de volta o charme e a tradição daquele que foi um dos primeiros hotéis do Algarve, inaugurado na década de 20 do século passado.

A intervenção contemplou a renovação exterior e interior do edifício, para se adequar às características de uma unidade de cinco estrelas num imóvel que é um cartão-de-visita da frente ribeirinha da cidade e uma referência em termos arquitetónicos.

A operação de reabilitação foi levada a cabo pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e pela empresa municipal VRSA SGU, representando um custo de dois milhões de euros.

- Publicidade -

O programa Jessica, um fundo de investimento desenvolvido pela Comissão Europeia, em colaboração com o Banco Europeu de Investimento e com o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, permitiu o financiamento.

Com a reativação do uso original do imóvel, a operação urbanística possibilitou a instalação de 31 quartos: 15 duplos, 3 suítes júnior e 13 quartos individuais, todos com os padrões de conforto e exigência atuais.

A obra garante a manutenção da fachada e dos principais elementos decorativos do prédio de estilo afrancesado, projetado pelo arquiteto Ernesto Korrodi, cuja construção data-se entre 1918 e 1921.

A empreitada englobou ainda a recuperação de um imóvel na Ponta da Areia (foz do Rio Guadiana) para a instalação da área de beach club. A exploração do hotel irá futuramente integrar o edifício da Alfândega – a primeira construção da cidade -, que reservará também espaço para um bar lounge e um conjunto de suítes spa.

O hotel e o beach club serão geridos pelo grupo Grand House Algarve, mediante um contrato de exploração em que a entidade empresarial pagará uma renda mensal à autarquia, que assim recuperará o valor investido na requalificação do imóvel, segundo estimativa da câmara municipal de Vila Real de Santo António.

Novos hotéis no Centro Histórico de VRSA

Segundo a nota da autarquia, o projeto cumpre, na íntegra, as orientações do Plano de Pormenor de Salvaguarda do Núcleo Pombalino de Vila Real de Santo António, bem como as medidas estabelecidas na Área de Reabilitação Urbana (ARU) do Centro Histórico de VRSA, que foi, aliás, a primeira a ser lançada no país.

Em paralelo à recuperação do Hotel Guadiana, a câmara municipal anunciou a intenção de transformar o Centro Histórico numa referência em termos turísticos, estando também em curso um projeto – desenvolvido em paralelo com o Grupo Pestana – para converter um conjunto de antigos imóveis, propriedade da Câmara Municipal de VRSA, num conjunto de unidades de alojamento.

Sobre o Hotel Guadiana:

Localizado na frente ribeirinha de Vila Real de Santo António, o Hotel Guadiana marcou o turismo algarvio no início do século XX, tendo sido desenhado pelo arquiteto de origem suíça Ernesto Korrodi. Foi construído entre 1918 e 1921 e inaugurado em 1923.

A existência deste hotel deve-se ao industrial conserveiro Manuel Ramirez, que verificou a necessidade de acolher comerciantes nacionais e estrangeiros em VRSA. A construção é também testemunho de uma evolução histórica urbana e a sua arquitetura é caracterizada pela mistura de vários estilos ao gosto da época, manifestando uma transição entre a estética da Arte Nova e a Composição Clássica.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.