Os hoteleiros algarvios exigiram hoje a suspensão imediata da campanha “Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura” que mostra uma praia algarvia vazia em pleno agosto, publicidade que consideram ser “difamatória” e de “mau gosto”.
“É um insulto aos algarvios em particular e aos portugueses em geral”, diz em comunicado a direção da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), que pede que a campanha seja suspensa e que os referidos cartazes sejam retirados de todo o país.
Um dos cartazes da campanha disseminada por todo o país em “outdoors” mostra imagens de uma praia algarvia completamente deserta num determinado dia e hora de agosto de 2012 para justificar que é em Guimarães “onde tudo acontece”.
“Para além do mau gosto e ignorância dos seus autores esta campanha fere de forma grave os interesses da maior actividade económica nacional e dos seus agentes e trabalhadores, sendo penosamente lesiva da nossa economia”, diz a AHETA.
A maior associação de hoteleiros do Algarve diz apoiar a divulgação do evento mas afirma não aceitar que isso seja feito “à custa e contra a imagem” da região através de publicidade “enganosa” e “paga com dinheiros públicos”.
Por isso exige que a campanha – promovida pela Fundação Cidade de Guimarães e Turismo de Portugal e apoiada pelo Ministério da Cultura -, seja suspensa e que seja feito um pedido de desculpas formal ao Algarve.
“É verdade que já nos habituámos a brincadeiras promocionais de mau gosto no passado, mas não podemos continuar a calar a nossa voz e a ignorar, mais uma vez, esta ofensa à dignidade, bom nome e respeitabilidade de todos nós”, diz a AHETA.
A direção daquela associação diz ainda que as “desculpas esfarrapadas já não chegam” e questiona qual seria a reação de outras áreas do país se a campanha fosse a favor do Algarve “denegrindo a imagem de outras regiões portuguesas”.
tenham vergonha no que dizem , nunca vi pessoas tao mesquinhas !