Hoteleiros querem maior aproveitamento da água do mar

ouvir notícia

.

A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) defende a criação de condições, sobretudo na região algarvia, “que permitam às empresas um maior aproveitamento da água do mar, através do recurso a tecnologias disponíveis e ambientalmente saudáveis”.

A reivindicação foi feita esta segunda-feira, num comunicado onde a AHETA subscreve o compromisso assumido pelo turismo em “contribuir para a conservação dos recursos hídricos, demonstrando a sintonia deste setor económico com as estratégias e objetivos mundiais de sustentabilidade”.

Recorde-se que o lema escolhido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para comemorar o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) deste ano é precisamente “Turismo e Água – proteger o nosso futuro comum”.

- Publicidade -

“A água é um bem essencial à vida e, por conseguinte, o ativo mais precioso do ser humano, implicando por isso mesmo a implementação de medidas de gestão adequadas ao longo da respetiva cadeia de valor, de forma a salvaguardar a sua preservação”, salienta a associação dos hoteleiros algarvios.

Neste sentido, a AHETA apela às entidades públicas e privadas para a necessidade de serem definidas “medidas inovadoras de cooperação, de forma a partilhar responsabilidades na gestão deste recurso e a minimizar os seus impactes, através de melhorias progressivas e qualificadas em todas as etapas do processo, desde a fonte ao consumo”.

A associação recorda ainda que os hotéis e empreendimentos turísticos do Algarve foram pioneiros nestas matérias, “quer através da introdução de sistemas de poupança de água, quer em áreas de ordem ecológica e ambiental de caráter mais geral, como a questão que envolve o tratamento e reutilização das águas residuais, por exemplo”.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.