I Jornadas Internacionais de Busca e Salvamento de Loulé na próxima semana

ouvir notícia

Recentemente inaugurado, o Cine-Teatro Louletano vai ser um dos locais onde os agentes de proteção civil vão realizar um simulacro no próximo dia 1

Em Loulé, a primeira quinzena de Março vai ser dedicada à Proteção Civil. O Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé organizou um conjunto de iniciativas que visam comemorar o Dia Internacional da Proteção Civil, 1 de março, e dar ênfase ao Ano Internacional do Voluntariado.
A Avenida José da Costa Mealha é o ponto de arranque do programa e acolherá um stand onde decorrerá uma ação de divulgação sobre este tema junto do público geral.
No mesmo dia, o Cine-Teatro Louletano será palco de um exercício de evacuação do edifício. Bombeiros Municipais, GNR e outras forças ligadas à Proteção Civil vão estar no local para testar a capacidade de resposta e de articulação de tarefas em caso de incêndio. Alunos de várias escolas vão ser convidados a participar e deparar-se com um cenário adverso.
Entre os dias 11 e 13 realizam-se as primeiras Jornadas Internacionais de Busca e Salvamento de Loulé. Uma iniciativa promovida pela autarquia louletana e pela Equipa Canina de Resgate do Algarve. A organização prevê a presença de várias equipas de busca e salvamento caninas das forças de segurança e voluntárias nacionais e espanholas.
“A importância dos cães de busca e salvamento em catástrofes” é o tema da palestra que dá início a estas jornadas. Este encontro está marcado para as 21h00 do dia 11, na Biblioteca Municipal de Loulé. No dia seguinte, as atenções viram-se para a zona da Rocha Amarela, na freguesia de Alte, onde serão desenvolvidos trabalhos das equipas de resgate.
Outro simulacro está marcado para a Pedreira BETADOT, na zona de Matos da Picota onde será testada a capacidade de resposta dos agentes de proteção civil perante um caso de desmoronamento de terras. Esta atividade realiza-se no dia 13, a partir das 11h00.
“Numa altura em que a Proteção Civil assume um papel de primordial importância nas comunidades, a Câmara Municipal de Loulé tem feito uma forte aposta na área da divulgação e sensibilização das populações, nomeadamente com a realização de simulacros, disponibilização de informação sobretudo junto das crianças e jovens, ou realização de seminários e palestras com a participação de especialistas”, explica a autarquia em comunicado.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.