ICIA está de volta para divulgar história e cultura ibero-americana

ouvir notícia

.

O Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA) está de volta a Portimão com novos órgãos sociais. A única lista candidata, encabeçada por João Ventura, foi eleita por unanimidade, no mês passado, tendo sido aprovados também as orientações estratégicas para o triénio 2014-2016 e o plano de atividades e orçamento para 2014.

“Cidadania cultural, entretenimento com sentido, espaços de sociabilidade, investigação e divulgação histórica no âmbito da vocação Atlântica do ICIA sem perder o rumo do Mediterrâneo, perseguindo os itinerários magrebinos de Manuel Teixeira Gomes”, são as rotas de navegação que os responsáveis pretendem seguir.

“Temos uma visão do ICIA como uma associação que promove, de forma inovadora, o estudo e a divulgação da história e da cultura ibero-americana cuja matriz é, também, lusófona. Que impulsiona a cultura e a inovação através de experiências de valor para a cidadania cultural. Que trabalha em rede com associações, escolas, artistas e autarquia”, adiantam os responsáveis.

- Publicidade -

Em relação às próximas atividades, a direção informa que está a preparar várias iniciativas para evocar o escritor argentino Julio Cortázar, cujo centenário do nascimento se celebra em 2014, designadamente uma comunidade de leitores, um jantar-tertúlia com sabores porteños temperados com histórias e ficções da cidade de Buenos Aires, um concerto de tango e um baile de tango.

“Daremos ainda início a um projeto de investigação histórica sobre uma família portimonense que, no século XVI, demandou Cartagena das Índias, na Colômbia”, concluem os responsáveis do ICIA.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.