Ideologia, ciência e ética

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Vivemos numa era em que as ideologias proliferam e estão na moda, em consequência de vivermos numa sociedade que se diz e é supostamente democrática. Mas muitas dessas ideologias estão disfarçadas de conhecimento científico em domínios como a Ciência Política, a Economia, a Sociologia e outras ciências humanas e não humanas. Veja-se o exemplo de um estudo recente da Fundação Francisco Manuel dos Santos que, propondo uma reforma da administração pública, recomenda o aumento da idade de aposentação para os 69 anos. Esta proposta é baseada em pressupostos científicos ou ideológicos? Ou então, quando aparece em manuais escolares ou no discurso de economistas a ideia de que acabou ou acabará “o emprego para toda a vida” está-se a falar do conhecimento científico que é suposto ser o que consta de manuais escolares e do discurso de especialistas numa dada ciência ou uma mera perspetiva ideológica? E quanto às parcerias público privadas, por exemplo, na saúde? Os partidos políticos que as têm defendido argumentam que é ideológica a opção de não implementá-las. E não é igualmente ideológica a opção de as defender? E que dizer quanto à crescente tentativa de precarização laboral? Haverá alguma base científica que a sustente? No que concerne à educação, serão cientificamente fundamentáveis o atual modelo de gestão de escolas, os mega agrupamentos, a municipalização, a progressiva degradação da profissão docente ou o modelo educativo que se está a tentar implementar? Não. Tudo isto é ideológico. Mas certos setores ideológicos, não assumindo a raiz ideológica das suas teses, parecem afirmar que só a oposição a estas é que é ideológica.

Defesa da escola pública é mera ideologia? Defesa do trabalho digno, da igualdade, da inclusão, da justiça social e da democracia são meras pers-petivas ideológicas? E será possível uma escola sem ideologias como atualmente se tenta defender como importante em países como a Alemanha ou o Brasil?
Ninguém é neutro. Todos temos perspetivas ideológicas e nem sequer a ciência é neutra. Defender a escola sem ideologias é defender uma ideologia totalitária que o bom senso nos manda rejeitar. Na verdade, há ideologias e ideologias. Mas algumas são seguramente melhores que outras. Quanto melhores forem os princípios éticos que estão na base de uma ideologia melhor será essa ideologia.
A defesa de serviços públicos de qualidade sem a interferência de interesses privados, do trabalho digno, da igualdade, da inclusão, da justiça social e da democracia podem ser perspetivas ideológicas. Mas têm pelo menos na sua base melhores princípios éticos do que outras. É impossível haver bons argumentos de princípio que justifiquem o seu contrário.


E o mesmo acontece com a carreira docente digna, assim como a recuperação integral do tempo de serviço que ainda não nos foi assegurada. O mais fundo e elementar por que atualmente lutam os professores é do domínio da ética. Podemos ser ideológicos, mas os princípios mais elementares de justiça estão do nosso lado. Outras ideologias há que se baseiam numa suposta realidade, num suposto conhecimento científico e numa suposta necessidade imperiosa de justificar a injustiça, a desigualdade, a precariedade e a exploração. Os seus princípios não são bons pois não têm a justiça do seu lado. Não há ciência nem circunstâncias que possam fundamentar a injustiça. Mas a nossa ideologia, a nossa ética e a nossa luta estão seguramente do lado da justiça.

António Macedo

Professor de Filosofia e dirigente sindical do SPZS

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.