Idosos de Aljezur envelhecem sem ficar velhos

ouvir notícia

O protocolo do programa “Entrelaçar” foi assinado, na semana passada, pela autarquia de Aljezur, associação Tertúlia e as quatro juntas de freguesia (Aljezur, Bordeira, Rogil e Odeceixe)

Envelhecer é inevitável, mas ficar velho é opcional. É por esse motivo que o município de Aljezur vai lançar no terreno, a partir de setembro, um conjunto de atividades destinadas à terceira idade, que vão desde momentos de diversão em grupo até exercícios que ajudam a resolver situações do dia-a-dia. O principal objetivo é transmitir emoções positivas e prevenir a solidão e o isolamento dos idosos, num concelho onde cada vez mais pessoas vivem nessas condições

 

 

- Publicidade -

O município de Aljezur, a associação Tertúlia e as quatro juntas de freguesia (Aljezur, Bordeira, Rogil e Odeceixe) assinaram, na semana passada, um protocolo para combater o isolamento e solidão dos mais idosos, num concelho muito envelhecido e onde centenas de pessoas vivem nessas condições.

O protocolo tem como meta o desenvolvimento de um programa dirigido à terceira idade, chamado “Entrelaçar”, que vai arrancar no terreno já a partir de setembro.

“Com este programa pretende-se promover e manter um envelhecimento ativo e saudável, minimizar o isolamento social, a desmotivação, a perda de competências cognitivas e a depressão do idoso, através de atividades lúdicas, culturais e artísticas, de caráter regular e continuado”, explica a autarquia, adiantando que “as atividades de lazer e a convivência em grupo são estratégias fundamentais na promoção do equilíbrio biopsicossocial do idoso, na atenuação dos impactos do envelhecimento sobre o próprio indivíduo, e nos conflitos ambientais e pessoais que o envelhecimento induz”.

Atividades flexíveis e adaptadas aos reformados e inativos

O “Entrelaçar” surge na sequência de um outro programa experimental (“Feliz Idade”), que o município de Aljezur e as juntas de freguesia da Bordeira e Aljezur lançaram, no verão de 2014, e que abrangeu os munícipes seniores das localidades entre Carrapateira e Alfambras, com idade igual ou superior a 60 anos.

“Decorrido que foi esse período experimental, e tendo sido verificado que houve adesão por parte do público-alvo do programa e demonstrado o interesse na sua continuidade, o município entendeu que se devia proceder à generalização do programa a todos os munícipes do concelho, reformados e inativos”, refere a autarquia de Aljezur, frisando que, a partir de setembro, o programa “Entrelaçar” estará disponível em todas as freguesias do concelho e decorrerá em diversos locais, “com propostas de atividade flexíveis e adaptadas aos interesses concretos dos grupos, que localmente se irão constituindo”.

Em declarações recentes ao JA, a vereadora Fátima Neto referiu que “as atividades previstas serão sobretudo preventivas do isolamento psico afetivo e social do idoso, pela promoção do convívio social, da partilha de experiências e da estimulação cognitiva, melhoria da autoestima e manutenção da integração e das relações sociais do idoso”.

Emoções positivas

A autarca de Aljezur explicou que “as atividades estão organizadas em diferentes áreas”, logo a começar pela animação lúdica, com vista a “promover o convívio de forma salutar, momentos de diversão em grupo, divulgação e partilha de conhecimentos, artes e saberes”.

Tal como o programa experimental “Feliz Idade”, o “Entrelaçar” também vai incluir atividades relacionadas com a linguagem, comunicação e cálculo, de forma a “estimular a memória e concentração, a motricidade fina, a comunicação oral e escrita”, assim como irá promover hábitos de leitura, interpretação e escrita, operações mentais e a resolução de situações do quotidiano.

Terão também lugar aulas de informática e de expressão plástica, bem como palestras sobre educação para a saúde.

“Além das atividades em sala, prevê-se existirem saídas, convívios e encontros com profissionais de várias áreas: saúde, segurança, proteção civil, bombeiros, segurança social, município, escritores, artistas, entre outros”, adiantou Fátima Neto.

Em suma, com este novo programa, o município de Aljezur pretende manter e prolongar a qualidade de vida das pessoas idosas através do “efeito que emoções positivas – tais como amor, humor, surpresa, curiosidade, paixão, perdão, alegria, esperança, entusiasmo, dar e partilhar – têm no alcançar e manter o estado de bem-estar e de uma vida saudável durante mais tempo”.

 

Nuno Couto/JA

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.