IMC vai prestar consultoria científica e técnica a bens móveis da Igreja

ouvir notícia

O Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) vai prestar consultoria científica e técnica nas dioceses do país através de um protocolo estabelecido entre aquele organismo e a Conferência Episcopal Portuguesa.

De acordo com o IMC, o acordo foi assinado em abril deste ano e deverá ser apresentado publicamente numa sessão marcada para quarta feira, às 18:00, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, com a presença de responsáveis de ambas as entidades.

O protocolo foi celebrado entre o IMC e a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais da Conferência Episcopal Portuguesa.

- Publicidade -

Mediante este acordo, o IMC “compromete-se a prestar consultoria científica e técnica no estudo, conservação e restauro do património cultural móvel ou integrado detentor de relevante interesse histórico e artístico sob custódia ou administração da Igreja Católica”.

A consultoria consistirá no estudo, investigação laboratorial e acompanhamento técnico de trabalhos de conservação e restauro nas 18 dioceses do país.

Em contrapartida, a Comissão Episcopal, através do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, “tendo em vista a articulação dos inventários de bens públicos e privados com o inventário geral do património cultural, fornecerá os registos de inventário atualizados”.

Esses registos incluem os bens culturais móveis com proteção legal, assim como os bens culturais móveis e integrados que sejam sujeitos a intervenções de conservação e restauro ao abrigo do acordo.

A cerimónia marcada para quarta feira irá contar com as presenças do diretor do IMC, João Carlos Brigola, e o bispo auxiliar de Lisboa, Carlos Azevedo, que representará a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

Na mesma altura será feito o lançamento da publicação “Invenire: Revista de Bens Culturais da Igreja”, que será apresentada pelo diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, António Filipe Pimentel.

A nova publicação, da responsabilidade do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja tem como objetivo divulgar, valorizar e estudar o património histórico e artístico nacional.

Estará também presente na cerimónia o secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.